Guimarães tem potencial para atrair mais turistas estrangeiros

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A ideia central ainda vai ser definida, mas o diagnóstico está feito. Guimarães é um destino turístico consolidado, mas tem potencial para afirmar-se ainda mais, sobretudo, no panorama internacional.

O retrato das diferentes percepções existentes sobre a marca de turismo de Guimarães foi apresentado esta segunda-feira por Filipe Roquette, director da empresa Bloom Consulting, contratada pela Câmara de Guimarães para a realização do estudo aprofundado do sector.

"Guimarães é um território bem estabelecido, com uma mensagem clara e é reconhecido. No entanto, há públicos-alvo que poderão ser mais abrangidos e mais capitalizados e esta estratégia visa ampliar essa base de conhecimento de Guimarães - a nível nacional não há muito para crescer em termos de reconhecimento, porque é quase total, mas há que ampliar a procurar sobretudo a nível internacional", sintetizou, no final da apresentação feita na Pousada Mosteiro de Santa Marinha, na Costa, em que foram partilhadas diferentes recomendações.

O responsável sublinhou que "território concelhio tem potencial, é reconhecido, mas possui públicos-alvo que podem ser mais capitalizados", sendo pretensão do estudo que está a decorrer dar a conhecer Guimarães nos mercados externos, com um conceito emotivo e significativo para quem não tem ligação às origens portuguesas. Filipe Roquette referiu que nas diferentes percepções analisadas, destaca-se como ideia forte Guimarães "berço da Nação", aspecto que poderá não ser "tão interessante para alguns públicos visitarem Guimarães, nomeadamente os jovens, alegando que o território reúne condições "para oferecer atractivos mais emocionantes".

De acordo com o responsável, "a ideia central não está ainda definida", mas “a estratégia tem de apresentar de uma forma clara, a visão e a oferta estruturada das oportunidades e do potencial de Guimarães". "Quando alguém olhar para Guimarães tem que ter a certeza que este é o sítio perfeito para desfrutar de uma experiência única através do envolvente contacto com a história, cultura e a identidade. Um território que sabe o que vale e o que quer do futuro, onde nada é deixado ao acaso onde a procura é satisfeita pela qualidade da oferta".

Na abertura da sessão, a Vereadora responsável pelo Turismo, Sofia Ferreira, destacou que o trabalho ainda está a decorrer, tendo em vista oferecer um conhecimento aprofundado desta área, com o objectivo de permitir definir uma estratégia para aumentar o tempo de permanência de quem visita Guimarães.

No encerramento da sessão, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, defendeu que a ideia de "autenticidade" deve estar sempre associada ao destino Guimarães, reconhecendo que é preciso alargar a oferta de alojamento para os jovens fixarem-se em Guimarães, nomeadamente os estudantes estrangeiros, considerando que esse público "está mais receptivo à ideia de turismo ambiental".

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição desta quarta-feira, dia 14 de Novembro, do jornal O Comércio de Guimarães

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