373 milhões de euros levantados em 10 meses nas caixas de multibanco de Guimarães
Nos 10 primeiros meses deste ano, foram levantados nas caixas de multibanco do concelho de Guimarães 373 milhões 514 mil e 305 euros. O que faz uma média de mais de 37 milhões de euros levantados mensalmente. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE).Quando comparamos com o mesmo período do ano passado verificamos que este ano o valor de levantamentos é maior em mais de 11 milhões de euros, ou seja, podemos concluir que há mais dinheiro a ser levantado em Guimarães e, por conseguinte, o comércio vimaranense é quem fica a ganhar.
Ainda segundo dados do INE também o número de compras através de terminais de pagamento automático em Guimarães tem aumentado. Até Outubro deste ano o valor destas compras é de 311 milhões 843 mil 660 euros, o que perfaz uma média mensal de mais de 31 milhões de euros.
No mesmo período de 2016 o valor de compras feitas foi de 289 milhões 688 mil 248 euros, ou seja, em 2017 o volume de compras em terminais de pagamento automático foi maior em mais de 22 milhões de euros.
Os números são muitos e as conclusões - para além daquelas que escrevemos neste artigo - podem ser as mais variadas. Mas a ilação que nos parece ser consensual é que, de facto, há mais dinheiro a circular em Guimarães. E quem beneficia com isso é a economia local.
Marcações: Economia