Guimarães na rota dos bons exemplos de investimentos com apoios da Europa

A Comissão Europeia está a promover os bons exemplos de empresas que benefíciaram do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE). A acção de divulgação dos apoios disponíveis está patente no espaço urbano, diante do edifício da Câmara de Guimarães, e empresa Critical Materials, instalada no Avepark, foi apontada como exemplo de êxito com os fundos concedidos.

Promover os mecanismos de apoio ao investimento existentes na Europa através da divulgação de bons exemplos são os objetivos da iniciativa organizada pela Comissão Europeia à Critical Materials, empresa que conseguiu crescer e inovar com o apoio dos fundos europeus.  

A Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, considerou que "o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos permitiu consolidar a empresa e estimular o seu crescimento ao nível do software/hardware e de novos mercados. O principal produto da empresa é o PRODDIA, uma ferramenta de gestão que avalia a condição material e a integridade estrutural de componentes críticos em aeronaves, turbinas eólicas e outras infraestruturas complexas".

A Critical Materials com sede no AvePark, resulta da transferência de conhecimento tecnológico a partir da Universidade do Minho. É composta por uma equipa de 25 investigadores e engenheiros que desenvolvem soluções para diferentes sectores: aeronáutica, aeroespacial, energia e infraestruturas.  Gustavo Dias, o CEO da empresa, sublinhou a importância do financiamento comunitário para a concretização dos objectivos traçados desde 2009. 

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, salientou o alcance dos instrumentos financeiros disponíveis, apelando aos empresários para recorrerem a esses benefícios para criarem, ultrapassaram desafios, inovarem e modernizarem os seus modelos de negócio. 

Marcações: Economia

Imprimir Email