Ministro da Economia inaugura reabilitação das Termas das Taipas

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, inaugura esta sexta-feira, às 18h00, as obras de reabilitação das termas das Taipas.

O projecto envolve um investimento superior a quatro milhões de euros e vai conceder um novo fôlego àquela instância que é uma referência do património e identidade da região. 

O presidente da cooperativa Taipas Turitermas, Ricardo Costa, indica que a recuperação  do edifício termal está concretizada após um processo difícil e que obrigou a alguma persistência por parte da Direcção da Cooperativa.

"É um projecto que se estende para além da função terapêutica. Foi possível recuperar um património com uma identidade ligada à dinâmica de uma Vila que se afirma pelos recursos naturais que possui: uma vila termal. Por isso, existe uma grande afinidade das pessoas das Taipas às suas termas. Por ali já passaram muitas pessoas que temporariamente viveram nas Taipas para usufruíram das suas termas, conviveram, contribuíram para a economia e para a riqueza cultural da vila que ostenta com orgulho essa distinção há 75 anos. Tal não pode ser esquecido, nem ignorado! Recuperamos um edifício histórico, mas não lhe retiramos a identidade, tivemos esse cuidado. Há ali azulejos centenários! Mas foi necessário introduzir elementos de modernidade, sem beliscar a matriz histórica do conjunto edificado", expressou. 

"Paralelamente ao edifício renovado nasceu uma nova clínica de saúde e de reabilitação desportiva que é uma aposta que esta Direcção quer fazer no aparecimento de novas valências e novas ofertas que surgirão no âmbito do funcionamento desta clínica de saúde, nomeadamente ortopedia, cardiologia… Serão ofertas complementares que queremos disponibilizar para a população facilmente, com proximidade, possa aceder a cuidados de saúde. Serão criadas novas valências, apostando claramente na diferenciação: vamos ter um ginásio de reabilitação física e de condicionamento desportivo, porque teremos condições para tratar atletas de alta competição", anunciou o dirigente da Cooperativa. 

 

A cerimónia inaugural começa às 18H00, estendo-se até à noite, estando marcado um concerto para as 22h00.

 

Marcações: Economia

Imprimir Email