Paulo Portas vem a Guimarães presidir ao I Fórum Exportador
O Conselho Empresarial da Região do Ave e do Cávado (CEDRAC), realiza na próxima sexta-feira, o I Fórum Exportador. A iniciativa está marcada para o Hotel de Guimarães, sendo presidida pelo Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas.De acordo com a organização, o evento vai permitir a reunião de empresários “com ligação à exportação e internacionalização dos seus produtos e serviços, permitindo-lhes conhecer, de forma simples e agregada, um conjunto variado e completo de mecanismos, ferramentas, serviços e apoios que existem a nível do processo de internacionalização das suas empresas”.
“Os principais objectivos deste evento, destinado não só a empresas que queiram dar os primeiros passos na internacionalização dos seus negócios, mas também a empresas que pretendem alargar as suas capacidades de exportação, são apoiar e estimular esses processos, contribuir para a capacitação e reforço das competências exportadoras tendo em vista a diversificação dos mercados e fortalecer o relacionamento com parceiros”, refere o programa do evento.
Num cenário de contínua mutação dos mercados e de pressão concorrencial, “o CEDRAC considera fundamental a aposta em iniciativas que potenciem a partilha de informação, de experiências e melhores práticas no acesso a novos mercados com vista ao aumento da capacidade exportadora das empresas da região do Ave e do Cávado”.
Os trabalhos do I Fórum Exportador começam às 9h15, com intervenções do Presidente da ACIG, Manuel Martins, Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e do Presidente do CEDRAC, João Albuquerque.
Depois, segue-se um painel dedicado ao tema “Mecanismos de Apoio às Empresas na Exportação”, com intervenções dos responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Instituição Financeira de Desenvolvimento. Os trabalhos terminam com uma intervenção do Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas.
Marcações: Economia