Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego visitou o PIEP

O Conselho Consultivo do Presidente da Câmara para o Investimento e Emprego reuniu nas instalações do PIEP, em Azurém.

A reunião incluiu uma visita às instalações daquele centro de investigação de inovação em engenharia de polímeros. 
Domingos Bragança justificou a pertinência da visita com a necessidade dos agentes económicos vimaranenses conhecerem um centro de investigação de excelência que trabalha em projectos para conceituadas marcas mundiais, dando como exemplo, entre outros, o projecto que está a ser desenvolvido de chassis de auto-rádios para a Bosch.

“É o único centro de investigação em Portugal que produz ciência e faz a sua transferência para a indústria na área dos polímeros”, destacou Domingos Bragança.

Nas instalações do PIEP desenvolvem-se os mais variados projectos e para os mais diversificados sectores de actividade, nomeadamente aeronáutica, automóvel, calçado, têxteis e construção civil. Com efeito, os domínios da acção do PIEP são inúmeros e vão do desenvolvimento, optimização de formulações e composição de materiais, bioplásticos e nanomateriais, passando pela transformação e composição de borrachas e elastómeros, espumas e adesivos poliméricos, compósitos termoendurecíveis e termoplásticos, até polímeros condutores, aplicações especiais e reciclagem e valorização de resíduos em plástico.

Para Domingos Bragança torna-se fundamental que todo o potencial do PIEP possa valorizar as empresas vimaranenses como forma de promover o desenvolvimento concelhio.
“É importante que se estabeleçam contratos e parcerias com os centros de conhecimento, pois permitirão às empresas dar saltos qualitativos, produzir valor e riqueza. Esta reunião dessacraliza esta relação e estreita contactos”, salientou o Presidente da Câmara.

 


Marcações: Economia

Imprimir Email