Selho S. Jorge comemora amanhã 150 anos do nascimento de Francisco Inácio da Cunha Guimarães

A Junta de Selho S. Jorge inicia amanhã as comemorações dos 150 anos do nascimento de Francisco Inácio da Cunha Guimarães, o industrial que contribuiu para o desenvolvimento de Pevidém.
As comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Francisco Inácio da Cunha Guimarães começam às 17h00. No programa, destaque para a actuação da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, que este ano comemora os 120 anos, e a inauguração de uma exposição temporária denominada “Francisco Inácio da Cunha Guimarães: pioneiro da indústria têxtil”, na Escola Primária do Bairro, que estará patente ao público até dia 27 deste mês.

A exposição tem a curiosidade de estar instalada numa escola cujos terrenos foram doados à comunidade por Francisco Inácio da Cunha Guimarães e de incluir uma colecção de objetos, documentos de arquivo, fotografias, livros e plantas, organizados num discurso cronológico que procura dar a conhecer a biografia de Francisco Inácio (1864 – 1947) e, sempre que possível contribuir para o desenvolvimento do estudo do seu contexto histórico. 
As colecções são provenientes da Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e dos descendentes de Francisco Inácio da Cunha Guimarães. Esta investigação foi desenvolvida a partir do contributo “Fábrica do Moinho do Buraco: leituras estratigráficas de um espaço industrial” que integrou a exposição Edifícios & Vestígios, inaugurada em Setembro de 2012, no Sector G da Fábrica ASA, comissariada por Inês Moreira e Aneta Szylak para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

As comemorações encerram com a colocação de uma coroa de flores no busto do homenageado na Praça Francisco Inácio e a celebração de uma missa na igreja de Selho S. Jorge, marcada para as 19h00.

Marcações: Economia

Imprimir Email