Selho S. Jorge comemora amanhã 150 anos do nascimento de Francisco Inácio da Cunha Guimarães

As comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Francisco Inácio da Cunha Guimarães começam às 17h00. No programa, destaque para a actuação da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, que este ano comemora os 120 anos, e a inauguração de uma exposição temporária denominada Francisco Inácio da Cunha Guimarães: pioneiro da indústria têxtil, na Escola Primária do Bairro, que estará patente ao público até dia 27 deste mês.
A exposição tem a curiosidade de estar instalada numa escola cujos terrenos foram doados à comunidade por Francisco Inácio da Cunha Guimarães e de incluir uma colecção de objetos, documentos de arquivo, fotografias, livros e plantas, organizados num discurso cronológico que procura dar a conhecer a biografia de Francisco Inácio (1864 1947) e, sempre que possível contribuir para o desenvolvimento do estudo do seu contexto histórico.
As colecções são provenientes da Muralha Associação de Guimarães para a Defesa do Património, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e dos descendentes de Francisco Inácio da Cunha Guimarães. Esta investigação foi desenvolvida a partir do contributo Fábrica do Moinho do Buraco: leituras estratigráficas de um espaço industrial que integrou a exposição Edifícios & Vestígios, inaugurada em Setembro de 2012, no Sector G da Fábrica ASA, comissariada por Inês Moreira e Aneta Szylak para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
As comemorações encerram com a colocação de uma coroa de flores no busto do homenageado na Praça Francisco Inácio e a celebração de uma missa na igreja de Selho S. Jorge, marcada para as 19h00.
Marcações: Economia