Conferência debate Agenda Digital Local e «Open Government»
A partir desta segunda-feira, a conferência EISCO 2012 junta em Guimarães líderes políticos e especialistas europeus da administração regional e local. A iniciativa decorre no Pavilhão Multiusos.Em debate estarão temas como o impacto da Agenda Digital Local no crescimento regional e local, a inclusão digital de populações info-excluídas e o papel do open government como fator de transparência entre administração pública e cidadãos. Eurorregião Galiza - Norte de Portugal é um dos casos de estudo da conferência europeia.
Portugal está entre os melhores da Europa em termos de e-gov no governo central. Se as autarquias e as regiões forem capazes de atingir um nível de desempenho semelhante ao do governo central, vão criar condições para o chamado smart growth. A Eurorregião Galiza - Norte de Portugal pretende promover um crescimento inteligente no contexto europeu, tendo lançado o tema para debate na EISCO 2012 (European Information Society Conference).
As freguesias portuguesas têm contribuído para a inclusão digital de seniores e de populações info-excluídas, através do apoio na utilização de serviços eletrónicos centrais bem como de uma oferta própria de serviços eletrónicos.
Esta capacidade de intermediar será demonstrada pelo Presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, que marca presença na conferência europeia.
Marcações: Economia