Campeonatos da A.F.B. em discussão na segunda-feira

Os clubes filiados na Associação de Futebol de Braga reúnem em Assembleia-geral Extraordinária na próxima segunda-feira, pelas 21 horas, para apreciar e votar três propostas de alteração dos quadros competitivos. Em cima da mesa estarão exactamente três propostas. A primeira a ser apreciada será a da Comissão Consultiva de clubes, que realizou um estudo para tentar chegar a um consenso. No entanto, Campelos e Palmeiras também entregaram nos serviços da A.F. Braga as suas respectivas propostas, que serão estudadas e votadas pelos clubes filiados na próxima segunda-feira.
A principal diferença entre as propostas da Comissão Consultiva de clubes e do Palmeiras em relação à do Campelos é que a do clube vimaranense propõe que continuem a existir três divisões, enquanto que as outras duas pressupõem a criação de mais um escalão, uma 3ª Divisão. Mas há mais diferenças substanciais. Segundo a proposta da Comissão Consultiva de clubes, as alterações aconteceriam de forma progressiva, enquanto que a do Campelos, que acolheu boa aceitação junto dos órgãos directivos da Associação de Futebol de Braga, prevê que na época 2007/2008 já estejam implementados os novos formatos.
Uma coisa parece certa. A Divisão de Honra terá futuramente apenas uma série já que as três propostas apontam para isso. De resto, a 1ª Divisão também sofrerá uma profunda reformulação, com a criação de apenas duas divisões, o que promoverá mais equilíbrio. As divergências significativas surgem na 2ª Divisão, com o Campelos a propor que as restantes equipas sejam divididas em cinco séries. A Comissão Consultiva deseja que 48 clubes sejam divididos em três séries e as restantes fiquem numa nova 3ª Divisão. Já o Palmeiras propõe que a 2ª Divisão tenha apenas duas séries (16+16) e as restantes 41 sejam despromovidas à 3ª Divisão.

Marcações: Desporto

Imprimir Email