Automobilismo: Hélder Silva dominou a 46ª edição da Rampa da Penha
A segunda jornada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group ficou marcada pela intensidade competitiva e pela enorme afluência de público, atestando a enorme popularidade da modalidade. Em termos competitivos, Hélder Silva reforçou a liderança da tabela pontual absoluta do campeonato, levando a Norma FC20 da Power House a uma vitória incontestável, tal o domínio exercido pelo tetracampeão nacional ao longo dos dois dias da rampa, vencendo todas as subidas de prova.
Apesar de ser apenas a segunda prova em que utiliza a sua nova ‘montada’, o piloto da Power House logrou bater o seu recorde pessoal da rampa, rodando na segunda subida de prova em 1:24.055, sendo de realçar que os seus três tempos nas subidas de prova foram os três tempos mais rápidos de todo o pelotão.
Já José Correia (Osella PA.30) foi um tranquilo 2º classificado. Se se revelou impossível ao bracarense chegar perto de Hélder Silva, também não sofreu qualquer oposição quanto à segunda posição, sendo visível que o ‘patrão da JC Group Racing Team começa a sentir-se mais capaz de extrair todo o potencial da sua ‘barchetta’ com um motor de 3 litros. O pódio absoluto ficou completo com a presença de Afonso Santos no 3º lugar. Aos comandos de um BRC B49 da Power House, o jovem piloto poveiro foi autor de uma exibição soberba, que o levaria vencer ainda a Divisão Protótipos B. Afonso Santos é, nos dias que correm, já muito mais do que um promessa. Assume-se como uma estrela em ascensão na Montanha. Na sua divisão, suplantou com autoridade a forte concorrência de Nuno Guimarães (Silver Car S2) e de Sérgio Nogueira (Silver Car S3), que reservaram os outros lugares do pódio.
Super Challenge: Luís Nunes não deu hipótese
4º da geral, Luís Nunes (Skoda Fabia R5) deu seguimento à sua invencibilidade na Categoria Super Challenge, triunfando com larga margem sobre José Lameiro (Skoda Fabia MKII) e Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X), com estes a terminarem separados por 16 milésimos de segundo! Claramente a caminho daquele que será o seu sétimo título nacional, Nunes venceu, obviamente, o Grupo SC-A, na frente de Lameiro e Pacheco. Pedro Alves (KIA CEED)não teve concorrência no Grupo SC-B, sendo aqui secundado por Pedro Cardoso (Seat leon MKI) e Vera Sequeira (Seat Leon TDi) Entre os SC-B, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) no Grupo SC-C foi forçado a aplicar-se a fundo para triunfar, tendo sofrido forte oposição de Miguel Matos (Peugeot 106 Maxi) e de Luís Fernandes (Peugeot 106), respetivamente, 2º e 3º colocados. Bruno Gomes (Fiat Punto 85 Sport) dominou as lides do Grupo SC-D, vencendo com larga vantagem sobre o espanhol Juan Carlos Gonzalez (Simca 1000 Rally2). O 3º neste grupo foi José Pedro Barriga, também aos comandos de um Fiat Punto 85 Sport.
GT: vitória decidida por 9 décimos de segundo!
José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) e Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup) protagonizaram uma batalha árdua pela primazia na Categoria GT, com Rodrigues a superiorizar-se por apenas 889 milésimas de segundo! O piloto da Monteiros Competições repetiu assim o triunfo que tinha já alcançado na Penha em 2024 e reforçou a sua liderança do campeonato, assumindo-se claramente como um dos grandes candidatos ao título, tal o nível exibicional que tem ostentado. Na Penha foi ainda 6º da geral, enquanto o seu rival assegurava o 7º posto. Já Vítor Pascoal, voltou a não acertar com as afinações no primeiro dia de prova, tendo melhorado substancialmente no domingo. O tetracampeão em título continua a demonstrar que tudo fará para chegar ao ‘Penta’. Gabriela Correia rubricou uma exibição muito consistente e levou o seu Mercedes AMG GT4 até um tranquilo 3º lugar da categoria, sendo 9ª da geral. Nunca se aproximou de rodrigues e Pascoal, mas também não permitiu aos outros pilotos qualquer veleidade quanto à conquista do último degrau do pódio.
Turismo: Parcídio Summavielle regressou e triunfou!
Quanto aos Turismo, a Rampa da Penha foi a primeira prova da temporada em que participou Parcídio Summavielle, atual campeão nacional. O fafense rubricou uma exibição a roçar a perfeição, sempre em crescendo e nada denotando uma hipotética falta de ritmo, por ser a primeira vez que competia em 2025. Foi paulatinamente melhorando os seus tempos e, sobretudo na jornada decisiva de domingo, levou o Cupra TCR a rodar a um nível que os seus rivais mais próximos não conseguiram igualar. Summavielle juntou ao triunfo na categoria a natural vitória na Divisão Turismo 2. A vitória de Summavielle aconteceu depois de um duelo intenso com Beatriz Correia (Cupra TCR) e Gonçalo Inácio (Peugeot 208 Rally4). A jovem bracarense assinou possivelmente a melhor exibição da sua carreira e foi recompensada com um merecido 2º posto. Quanto a Gonçalo Inácio, o talentoso piloto da Befast Motorsport ‘espremeu’ ao máximo o potencial do seu carro, que é manifestamente inferior aos TCR. O 3º lugar assentou-lhe muito bem. O jovem Martim Pereira (Peugeot 208 VTI R2) foi o mais forte nas contas da Divisão Turismo 3, registando o 2º triunfo consecutivo. Roberto Meira (Renault Clio RS) foi 2º, na frente de Migue Gonçalves (peugeotm208 R2).
A próxima prova do CPM JC Group será a Rampa Internacional da Falperra, que se realiza em Braga de 9 a 11 de maio.
Marcações: rampa da penha