33ª edição da Rampa da Penha conta com 76 inscritos

images/2024/Janeiro/RampaPenha2024.jpg

São 76 inscritos para a 33ª edição da Rampa da Penha, fazendo antever que a prova organizada pelo Demoporto tem tudo para servir um farto e forte prato de emoções aos muitos milhares de espetadores que são esperados este fim-de-semana que se avizinha em Guimarães.

O segundo desafio da época, delineado na bucólica Paisagem Protegida da Penha, altiva montanha com vista privilegiada sobre a Cidade Berço, tem uma extensão de 2780 metros, com uma inclinação média de 6,7% e um acumulado total de subida de 179 metros, sendo célebre pelo seu contínuo encadeado desafiante de curvas, exigindo muito “braço” na abordagem técnica organizada à prova pelo Demoporto.

A liderar o farto pelotão estará José Correia (Norma FC20), que se apresenta na segunda prova do campeonato muito motivado pelo triunfo que alcançou na Arrábida. A Penha vai acolher a estreia da Osella PA2000 EVO2 PA.30 adquirida por Hélder Silva, para substituir a anterior bastante danificada no acidente que o campeão em título sofreu em Boticas, no ocaso da época de 2023. Vinda da Sicília, a “barchetta” apresenta como novidade uma carenagem em carbono e dota o poveiro dos argumentos que necessita para estar na luta pela vitória, depois de ter alinhado na Arrábida com uma Osella PA21S Evo que, apesar de mais limitada, lhe permitiu ser 2º da geral. De regresso está também Nuno Caetano, voltando a herdar a Osella utilizada por Hélder Silva na prova anterior. Para além da luta pelo pódio nos Protótipos A, Caetano quererá ver como se situa no escalonamento final absoluto. Destaque para a estreia do novo “silhueta” Fiat X1/9 de Victor Bessa.

Os Protótipos B vivem uma fase de grande pujança. São 4 os inscritos, liderados por Nuno Guimarães (Silver Car S2), favorito a repetir o triunfo em Setúbal. Sendo a Categoria GT claramente uma das que mais apaixona os fãs da Montanha, estes têm razões para celebrar o crescimento de inscritos que tem sucedido, prova após prova. E serão seis os que alinharão na Penha, mercê de duas novidades que se juntam aos quatro que participaram na Arrábida.

Depois de ter protagonizado uma estreia perfeita do seu novo Cupra TCR, vencendo e convencendo na Arrábida entre os Turismo, Parcídio Summavielle apresenta-se na Penha como o mais forte favorito ao trinfo na categoria Turismo, apesar de ver reforçada em número e capacidade a sua potencial concorrência. O fafense é também como é óbvio, favorito na Divisão Turismo 2, onde para além da oposição de José Carlos Magalhães (Seat Leon MKII) e de Beatriz Correia (Cupra TCR), vê agora regressar Paulo Silva, no seu competitivo Audi RS3 LMS. A Divisão Turismo 3 está muito animada, com vários pilotos a terem ambição de discutir o pódio da divisão e até tentarem desfeitear o favorito Gonçalo Inácio, que aponta ainda ao pódio da Categoria Turismo, feito que alcançou na Arrábida, colocando o Peugeot 208 VTi no 2º posto, tendo sido imperial nas lides da T3, onde ninguém chegou perto.


Marcações: rampa da penha

Imprimir Email