Campeonato de Portugal regressa no sábado para as jornadas decisivas
Fruto de um trajecto em crescendo, o Brito prepara-se para conquistar mais uma manutenção no Campeonato de Portugal. Os comandados de Quim Berto somam 34 pontos e estão no 5.º lugar, com mais seis pontos que o Joane, o primeiro abaixo da linha de água. Os 34 pontos até podem chegar para assegurar a permanência, mas o Brito ainda tem mais três jogos pela frente, diante do Bragança (fora), Dumiense (fora) e Joane (casa) para chegar a um número de pontos que lhe garanta maior conforto.
Com dois triunfos e quatro empates nas últimas seis jornadas, o Sandinenses ainda está na luta pela permanência, contrariando muitos dos prognósticos. A missão da equipa de André Brito não é fácil, tanto mais que a desvantagem para o Limianos, o primeiro acima da linha de água, é de quatro pontos. A recepção ao Vianense, este sábado, tem, uma vez mais, carácter decisivo, assim como a deslocação a Pevidém, a 6 de Abril. A finalizar a época, o Sandinenses medirá forças com o Tirsense, num cenário em que as contas até poderão estar fechadas.
Numa espiral de queda que teima em não conseguir estancar, o Pevidém está envolvido numa luta bem distinta daquela a que aspirava. Os vimaranenses partem numa posição semelhante à do Sandinenses, a quatro pontos do Limianos, com um calendário exigente. Desde logo, defrontam o Paredes, 2.º classificado, já no domingo, antes da recepção ao Sandinenses. Para a última jornada está marcada uma sempre difícil deslocação a Rebordosa.
No topo da tabela classificativa o cenário é completamente diferente. O Vitória B assegurou atempadamente o apuramento para a fase de subida à Liga 3 e tem agora três jornadas para garantir o 1.º lugar da tabela classificativa. Meta que pode concretizar após o embate com o Joane. Para tal, terá de vencer o emblema de Famalicão e esperar que o Paredes não consiga os três pontos diante do Pevidém, no embate que fecha a jornada, no domingo. O Paredes, que soma mais sete pontos que o Bragança, está a um passo de se juntar ao Vitória B na fase de subida à Liga 3, onde os dois primeiros classificados da Série A vão juntar-se aos dois melhores da Série B. O Leça, líder destacado com 55 pontos, já tem um lugar garantido na etapa decisiva da competição. Já o segundo classificado vai sair do duo formado por Marco 09 e Salgueiros.
A 24.ª jornada disputa-se praticamente na íntegra no próximo sábado, por decisão da Federação Portuguesa de Futebol, que abriu uma excepção: o Paredes-Pevidém será no domingo, às 16 horas. No sábado, no mesmo horário, realizam-se as partidas: Vitória B-Joane, Bragança-Brito, Rebordosa-Vila Real, Sandinenses-Vianense, Dumiense-Atlético dos Arcos e Limianos-Tirsense.
Marcações: Vitória B, Pevidém Sport Clube, Sandinenses, Brito SC