Atletismo: Sara Ferreira conquistou título nacional de provas combinadas na categoria sub-18
Com um impressionante registo de sete títulos nacionais na época passada, a atleta do Vitória, treinada por Nélson Teixeira, iniciou a nova temporada da melhor forma, sagrando-se campeã nacional na primeira competição nacional em que participou. Sara Ferreira não só conquistou o ouro como fez recorde pessoal em todas as provas disputadas.
A atleta somou um total de 3.798 pontos, superando Inês Pedro (2ª com 3.494 pontos) e Laura Agostinho (3ª com 3.193 pontos). Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo, este resultado coloca-a como a segunda melhor portuguesa de sempre no escalão sub-18 em pista coberta.
Com este título, Sara Ferreira garante a sua primeira chamada à Seleção nacional, representando Portugal no Torneio Ibérico de Provas Combinadas, que se realizará em Pombal nos dias 15 e 16 de Março. A atleta venceu três das cinco provas do pentatlo (60m barreiras, salto em altura e salto em comprimento), foi segunda nos 800m e apenas no lançamento do peso não conseguiu um dos dois primeiros lugares.
A jornada começou de forma arrebatadora nos 60m barreiras, onde Sara fez 8,46s, registando a segunda melhor marca de sempre do escalão, ficando a apenas 0,05s do recorde nacional. No salto em altura, apesar de apenas na terceira tentativa ter superado os 1,68m, conseguiu ultrapassar os 1,71m, marca com que terminou a prova. Ainda tentou 1,74m na tentativa de igualar o recorde nacional, mas sem sucesso, optando por poupar forças para as provas seguintes. No lançamento do peso, a sua prova menos forte, defendeu-se bem ao lançar 9,15m, minimizando a perda de pontos para as adversárias. Seguiu-se o salto em comprimento, onde é a atual campeã nacional ao ar livre, título conquistado ainda como sub-16. Confirmou o favoritismo ao saltar 5,72m, sendo a melhor em prova. Com uma vantagem superior a 200 pontos à partida para os 800m, o título estava praticamente garantido, mas Sara ainda conseguiu o segundo lugar, aumentando ainda mais a diferença para as adversárias.
No próximo fim de semana, em Pombal, disputa-se o Campeonato Nacional de Sub-18 em Pista Coberta, onde Sara Ferreira será uma das favoritas nas provas em que participar. Apesar de ter mínimos para várias disciplinas, o regulamento apenas permite a participação em duas. Acompanhando Sara Ferreira, estará Matilde Fernandes, que, apesar de ainda ser sub-16, já obteve mínimos para competir nos nacionais de sub-18.
A campeã Sara Ferreira assumiu que “neste nacional, a atleta estava muito nervosa. Não pelo facto de ser um campeonato nacional, mas porque tinha um significado muito importante para a minha época. Em relação às sensações durante a prova, não sou de pensar muito enquanto estou a competir, apenas deixo fluir. Acho que consegui marcas valiosas para esta temporada, que refletem o esforço e a dedicação que coloco neste desporto. Ser campeã nacional foi apenas a consequência desse trabalho. Subir ao pódio é das experiências mais gratificantes que posso ter. Saber que todo o meu esforço não foi em vão é uma das melhores sensações que existem.”
O treinador do Vitória, Nélson Teixeira, sublinhou: “A Sara não só conquistou o título de campeã nacional de Pentatlo sub-18, como também provou que, com determinação e trabalho, é possível alcançar os nossos sonhos. Na primeira oportunidade que teve, garantiu a chamada à seleção nacional. Cada treino, cada sacrifício e cada momento de superação culminaram nesta vitória tão merecida. Foi uma prova difícil, cheia de desafios, mas a Sara manteve o foco, a calma e a confiança em si mesma. Conseguiu bater o seu recorde pessoal em todas as disciplinas, alcançando uma excelente marca. Esta vitória é um reflexo não apenas da sua capacidade técnica, mas sobretudo da sua resiliência, dedicação ao atletismo. O trabalho não para, e tenho a certeza de que ainda virão muitos mais momentos de alegria e conquistas.”
Marcações: Vitória Sport Clube, atletismo, Sara Ferreira