Santiago Mascotelos completou uma volta inteira sem derrotas: "Queremos estar numa posição que nos permita atacar o primeiro lugar"

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/FutebolDistrital_23_24/Jose_Faria_Santiago.jpg

O Santiago Mascotelos completou uma volta inteira sem derrotas no campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga. Depois de ter somado derrotas nas duas primeiras jornadas, a formação comandada por José Faria 15 partidas sempre a somar pontos. Neste percurso conta com 10 triunfos e sete empates. Um registo que lhe garante o 4.º lugar, com 37 pontos, apenas menos um que a Oliveirense e o Maria da Fonte, que seguem nas posições imediatamente acima.

A que se deve esta consistência de resultados que levam a estes números invulgares?: “Acima de tudo, é um feito notável. Em qualquer divisão, uma volta sem perder é notável. Nestes anos todos os treinadores nunca me tinham sucedido tal. Isto obviamente deve-se a um conjunto de coisas, desde o plantel, à equipa técnica e à estrutura de apoio ao plantel sénior. Tudo isto, esta simbiose, esta sintonia total, é que tem permitido estes jogos todos sem perder. Mesmo com este trajeto brilhante estamos no 4.º lugar, embrulhados na decisão da luta pela subida. Nós temos aqui cinco ou seis equipas que também estão a fazer trajetos muito bons, iguais ou até melhor que o nosso, porque neste momento ainda estamos atrás daquilo que é a nossa ambição e para aquilo que trabalhamos todos os dias, que é chegar ao topo da classificação."

O principal desafio passa por manter esta consistência de resultados e evitar a derrota o mais tempo possível?: “Sim, sem dúvida. Nós estamos agora na 2.ª jornada da segunda volta, na primeira volta tínhamos zero pontos e agora temos quatro. Sabemos que as segundas voltas tradicionalmente são mais difíceis, o ponto fica mais caro na segunda volta. Se nós fizermos o mesmo trajeto que fizemos na primeira volta, não tenho dúvidas nenhumas de que podemos ser os primeiros no campeonato. Agora é extremamente difícil, temos que ir a campos extremamente difíceis, a clubes que vão lutar pelos mesmos que nós. Temos os condimentos necessários, agora todos temos que manter o foco, o trabalho, a ambição, a determinação porque se formos para os jogos a pensar que as coisas vão acontecer naturalmente porque aconteceram antes, isso é loucura e é suicídio.”

Este campeonato está a corresponder às expectativas que criou no início da época?: “Sabíamos perfeitamente que íamos ter aqui cinco ou seis equipas para lutar connosco. Se me perguntasse se contava com um Celoricense tão forte, não, não contava, sem dúvida. Para mim seria um outsider, mas neste momento é a melhor equipa do campeonato. Nós estamos agora no segundo terço do campeonato e vai ficar definido quem lutará por essas posições. Eu acredito que após mais quatro ou cinco jornadas isto fica fechado a três clubes. Depois, será para quem tiver melhor plantel, menos lesões, menos castigos, quem fizer essa gestão completa será aquela que vai triunfar numa época que é longa e exigente. Estamos a demonstrar que podemos lutar pelos nossos objetivos e estar depois na fase de decisão. Foi isso que preconizamos e é isso que queremos tentar nas últimas jornadas, estar em posição que nos permita atacar o primeiro lugar.”


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Santiago/Mascotelos

Imprimir Email