Cross dos Conquistadores juntou 500 atletas no Parque da Cidade Desportiva de Guimarães
Paulo Barbosa, do Sp. Braga, e Mónica Silva, do CD São Salvador do Campo, foram os vencedores absolutos. Sp. Braga em masculinos e CD São Salvador do Campo em femininos venceram por equipas.
O Parque da Cidade Desportiva, junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro, foi palco da primeira edição do Cross dos Conquistadores, uma prova organizada pela Associação de Atletismo de Braga, em parceria com a secção de atletismo do Vitória, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
Com 13 escalões em competição, marcaram presença na prova cerca de 500 atletas (com um total de 465 a cruzarem a linha de chegada) em representação de 55 clubes, sendo que a grande maioria eram dos escalões jovens, com um total de 273 atletas a cortar a linha de meta de sub-10 a sub-20.
A prova integrou o campeonato zona norte, composto pelas associações de atletismo de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real e ainda o campeonato regional de Corta-Mato Longo da Associação de Atletismo de Braga.
Num percurso que serve de base ao que será utilizado no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, que se realiza dentro de duas semanas no mesmo local, com a chancela da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Barbosa e Mónica Silva foram os vencedores absolutos. Beatriz Rios, do AC Póvoa de Varzim, e Andreia Santosm, do CSR Desportivo Santiago, fecharam o pódio feminino e o Sp. Braga fez o pleno no pódio masculino com Diogo Rosário e Fernando Serrão.
Nos escalões jovens venceram: Sub-10: Íris Queirós e João Teixeira; Sub-12: Mariana Sousa e Tiago Silva; Sub-14: Leonor Matias e Afonso Dinis Mendes; Sub-16: Mariana Maciel e Gonçalo Carvalho; Sub-18: Fátima Silva e Alex Sierpes; Sub-20: Anastácia Kiseleva e Paulo Barbosa
Marcações: Cross dos Conquistadores