Vitória vira-se para Rui Borges e aposta no treinador do Moreirense para a próxima época

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Moreirense20232024/EquipaTecnica/Rui_Borges_Treino.jpg

Rui Borges vai, tudo indica, ser o treinador do Vitória na temporada 2024/2025. De acordo com as informações apuradas pelo Grupo Santiago, a administração da SAD vitoriana decidiu avançar para a contratação do treinador do Moreirense, depois de ter equacionado outras possibilidades, como Rui Ferreira e João Pedro Sousa.

Rui Borges tem contrato com o Moreirense por mais dois anos, até Junho de 2026, mas pode deixar Moreira de Cónegos no final da época como treinador livre uma vez que o seu vínculo contempla uma cláusula que o habilita a sair livremente se receber uma proposta de um de seis clubes: Sporting, Benfica, FC Porto, Sp. Braga, Vitória e Famalicão. A cláusula só pode ser acionada depois do final da temporada.
A cumprir a primeira época na Liga, Rui Borges afirmou-se como um dos treinadores mais promissores ao colocar o Moreirense no 6º lugar. Os cónegos somam actualmente 49 pontos e ainda estão na luta pelo melhor registo pontual de sempre.

O contrato do transmontano com o clube de Moreira de Cónegos era apenas válido até Junho deste ano, mas a SAD liderada por Vítor Magalhães apressou-se a renová-lo por duas épocas em Dezembro do ano passado, numa altura em que já era cobiçado por vários clubes. Contudo, Rui Borges fez questão de manter a cláusula que já estava contemplada no contrato original, que lhe permite decidir o seu futuro se receber um convite de um dos clubes do top-5 ou do Famalicão.

Natural de Mirandela, Rui Borges iniciou a carreira de treinador no clube da sua terra natal na época 2017/2018. Passou, mais tarde, pelo Académico de Viseu e Académica de Coimbra antes de rumar ao Nacional da Madeira. Antes de chegar a Moreira de Cónegos passou ainda pelo Vilafranquense e Mafra, também na Liga 2.
Em Setembro do ano passado concluiu o curso UEFA Pro (Nível IV) que o habilita a ser inscrito como treinador principal a partir da temporada 2024/2025. Na época que está a chegar ao fim, esteve limitado no banco do Moreirense, uma vez que por força dos regulamentos Tiago Aguiar foi inscrito como treinador principal.

A confirmar-se a mudança de Rui Borges para o Vitória, o Moreirense terá de ir ao mercado contratar uma nova equipa técnica. A próxima época está a ser preparada na base da continuidade do treinador, mas deverá ter de sofrer alterações significativas.


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreirense Futebol Clube, Rui Borges

Imprimir Email