Carga da GNR sobre adeptos do Dumiense em Brito chega à F.P.F.


O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo de inquérito aos incidentes verificados no exterior do Campo de Jogos do Brito, no final da partida entre o clube vimaranense e o Dumiense, da 13ª jornada do Campeonato de Portugal. Os incidentes envolveram os adeptos do emblema de Braga e a GNR.


Contactado pelo Grupo Santiago, o Comando Territorial de Braga da GNR confirmou o recurso à força, na sequência da alteração da ordem pública que envolveu os adeptos do Dumiense. O encontro era de risco e já estava sinalizado pelas autoridades que definiram previamente uma operação de segurança. Uma equipa de ordem pública da GNR teve de intervir com uma carga policial no final do jogo, para serenar os ânimos que ficaram acirrados.

A "carga policial por alteração da ordem pública" mobilizou uma equipa de sete militares que utilizaram bastões para reporem a normalidade perante a confusão gerada na saída dos adeptos do Dumiense da bancada em que se encontravam, reforçando a capacidade de actuação dos militares da GNR destacados para o policiamento da partida.

Depois destes incidentes, a GNR elaborou um auto de notícia que seguirá para Ministério Público, sendo comunicado ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Guimarães, entidade com competência para investigação dos crimes do desporto na Comarca de Braga.

O relatório elaborado pela GNR seguiu igualmente para a Federação Portuguesa de Futebol. De resto, o Conselho de Disciplina já abriu um processo de inquérito aos incidentes verificados no exterior do recinto desportivo.
A súmula dos factos ocorridos no final do Brito-Dumiense serão participados ainda à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, entidade a quem competirá a aplicação de eventuais sanções aos clubes envolvidos nos incidentes.


Marcações: GNR, Campeonato de Portugal, Brito SC, Dumiense

Imprimir Email