Federação de Cabo Verde já tem aval da FIFA para utilizar Bruno Varela na CAN
De acordo com as informações apuradas junto de fonte da Federação Cabo-verdiana de Futebol, o processo burocrático ficou concluído no início do mês de Dezembro. “O guarda-redes Bruno Varela já por ser utilizado pelo selecionador nacional em jogos oficiais. A questão administrativa está concluída. Agora, a sua presença na CAN só pode ser decidida pelo selecionador nacional”, Pedro Brito ‘Bubista’, confidenciou fonte da federação cabo-verdiana, ao Grupo Santiago.
Recorde-se que Bruno Varela já foi chamado a dois estágios da Seleção de Cabo Verde. O guarda-redes do Vitória cumpriu a primeira internacionalização no amigável frente à Argélia, a 12 de Outubro, na preparação para a fase final da Taça Africana das Nações, contudo não estava em condições de actuar nos jogos a contar para a fase de qualificação para o Mundial de 2026, que se realizaram em Novembro.
Concluído o processo burocrático, no início de Dezembro, o guarda-redes pode desfalcar o Vitória no início do ano de 2024, se entrar nos planos do selecionador Pedro Brito ‘Bubista’ para a fase final da Taça das Nações Africanas, que irá decorrer na Costa do Marfim entre 13 de Janeiro e 21 de Fevereiro. Se tal cenário vier a confirmar-se, o treinador do Vitória não poderá contar com Bruno Varela para as partidas com o Sp. Braga, Arouca, Estrela da Amadora e Gil Vicente, que se realizam no primeiro mês de 2024. O trajecto da Seleção de Cabo Verde na fase final da CAN pode ditar ainda a ausência de mais jogos, entre o final de Janeiro e início de Fevereiro.
Recorde-se que Bruno Varela foi internacional por Portugal nas seleções sub-19, sub-20 e sub-21. Já depois de ter chegado a Guimarães, o guarda-redes trabalhou com a Seleção A em Outubro de 2020, como substituto de Anthony Lopes, mas não chegou a realizar qualquer minuto, pelo que pode representar a equipa nacional de Cabo Verde.
Marcações: Vitória Sport Clube, Bruno Varela