Tomás Händel: "Todos têm o sonho de vencer a Taça de Portugal"
Como viveu este momento de estar perto dos jovens alunos da EB1 Poças, de Airão?: "Tive essa conversa com as professoras, revelei-lhes as saudades que tinha de andar na escola. Gostava de ter tido esta oportunidade quando era mais novo de estar mais perto dos jogadores do Vitória. Ainda bem que o Vitória promove estas iniciativas que aproximam o clube das escolas do concelho".
Já temos o Tomás Händel na melhor fase da época?: "Fisicamente e mentalmente estou em pleno, com mentalidade vencedora e competitiva, disponível a ajudar o Vitória".
O grupo tem o sonho de estar no Jamor, na final da Taça de Portugal?: "Sabemos que a nossa massa adepta vive esta competição de forma diferente. Como vitoriano sinto o mesmo. Todos têm o sonho de vencer a Taça de Portugal, no seio do grupo o que desejámos é chegar o mais longe possível, eliminatória a eliminatória, com calma, para que possamos chegar lá".
O próximo adversário, o Länk Vilaverdense, eliminou uma equipa da Liga na ronda anterior...: "A beleza da Taça de Portugal é mesmo essa, vemos equipas de escalões inferiores a deixar pelo caminho adversários da Liga. Sabemos que vamos encontrar uma equipa difícil e que apenas vamos passar a eliminatória se estivermos no nosso melhor".
Que tipo de cuidados devem ter para defrontar um adversário motivado em causar surpresa?: "O crucial é mesmo não fazer nada de diferente, continuarmos fiéis ao que temos sido, trabalhar de forma igual. Se pensarmos de forma diferente, por ser uma equipa de um escalão inferior, começamos a dar tiros nos pés".
Há uma exigência maior na campanha da Taça de Portugal depois das eliminações precoces da Taça da Liga e Liga Conferência?: "Não, não sinto. Sinto que os adeptos do Vitória querem sempre ganhar, este ano não foge à regra. Estamos prontos".
O que pode ser uma boa época para o Vitória?: "Uma boa temporada passa por melhorar os registos da época passada. O que temos de fazer é continuar a trabalhar e crescer para potenciar os jovens que temos no nosso clube. No ano passado fomos às competições europeias, o Vitória tem de andar sempre nos melhores palcos, por isso temos de tentar fazer melhor que no ano passado".
Tem jogado no sistema 3x5x2, sente-se mais adaptado?: "O futebol moderno exige que o jogador se adapte de forma rápida aos diferentes sistemas de jogo. Sinceramente, acho que não é o sistema que é o mais importante mas sim as dinâmicas do mesmo. Estou perfeitamente adaptado. Cada sistema exige algo de diferente aos intervenientes, a mensagem que o treinador nos passa é clara e estamos a conseguir adquiri-la de forma clara. Os últimos resultados não são reflexo do que produzimos dentro de campo, mas se continuarmos a trabalhar desta forma vamos estar mais perto de ganhar".
Marcações: Vitória Sport Clube, Tomás Handel