Tomás Ribeiro: "Esperamos que a caminhada na Taça de Portugal seja o mais longa possível"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria20232024/Jogadores/Tomas_Ribeiro_Entrevista.jpg

O defesa-central Tomás Ribeiro assegurou que o Vitória está focado em garantir um triunfo frente ao Moncarapachense, no domingo, no arranque da caminhada na edição deste ano da Taça de Portugal. À margem de uma visita à EB1 da Bela Vista, em Selho, São Lourenço, o defesa-central abordou outros temas da actualidade do clube. A iniciativa, a que se juntaram o também defesa Jorge Fernandes e o vice-presidente Nuno Leite, foi co-organizada pelo Laboratório da Paisagem e teve como objectivo a sensibilização para a proteção do meio ambiente.

O que se pode esperar do jogo com o Moncarapachense, da Taça de Portugal?: "Temos de estar igualmente motivados como para os outros jogos. Sabemos que são jogos perigosos, temos de entrar com tudo, fazer um golo cedo facilita sempre mais as coisas. Nunca nos podemos descuidar das nossas tarefas porque podemos sempre ser surpreendidos, não podemos subvalorizar o adversário porque queremos vencer o jogo."

O facto do jogo estar marcado para o Estádio do Algarve beneficia o Vitória?: "Sendo no Estádio do Algarve ou sendo no estádio do Moncarapachense continua a começar zero a zero. Vão estar as duas equipas a jogar fora, o que facilita menos o trabalho deles, provavelmente. Não vai alterar a motivação deles, continuam a jogar contra uma equipa da 1.ª Liga, num estádio grande. Acho que nenhuma das equipas vai sair beneficiada ou prejudicada por jogar no Estádio do Algarve."

Até onde esperam que esta caminhada vos possa levar na Taça de Portugal, uma prova muito vivida em Guimarães?: "Quando cheguei disse que o Vitória não tem tido os anos áureos que merece, a nível de troféus e tudo mais. É verdade que a massa adepta merece isso, o próprio clube merece isso, creio que o clube está num ótimo caminho. Cabe-nos a nós fazer o trabalho lá dentro. Serão noventa e tal minutos, esperamos nós, mas claro que esperamos que a caminhada seja o mais longa possível. Temos um grupo ambicioso e também humilde, que tenta ter os pés bem assentes na terra, mas muito, muito ambicioso. A qualidade está lá, é preciso ter o foco e a motivação presentes."

Num cenário de alguma turbulência a equipa tem cinco vitórias em oito jornadas. Qual foi o fator principal para que o grupo conseguisse ultrapassar isso com bons resultados?: "O grupo. As pessoas à volta do grupo. Ainda que a mudança técnica tenha acontecido duas vezes não se sentiu dentro do grupo, é um grupo muito unido. É verdade que os jogadores são, provavelmente, os protagonistas deste jogo, mas sem as pessoas do staff, mais administrativos ou da rouparia, etc., se não estivermos todos a caminhar para o mesmo lado nunca corre bem. É muito o espírito familiar que temos criado no clube, e queremos cada vez mais que passe para a bancada."

O segredo é serem uma família?: "Sem dúvida, eu acho que sim. Na minha curta carreira, sempre que apanhei grupos que se mantiveram juntos ao longo da época inteira, passando por momentos bons ou menos bons isso faz parte, é futebol, é o jogo, não jogamos sozinhos, agora queremos focar-nos em nós. Fatores externos que possam ter levado a essas mudanças de treinador nunca prejudicaram o grupo. As pessoas mais acima têm tido esse cuidado e o grupo manteve-se sempre muito focado."

A experiência no Vitória está a corresponder às expectativas?: "Estou muito contente por estar no Vitória, é um clube ao qual já tinha estado associado noutros mercados. É, sem dúvida, um clube com uma grandeza escondida, por assim dizer, anda escondida há algum tempo. A passagem ainda é curta, mas não tenho dúvidas nenhumas que no que depender de mim e do grupo, o coletivo estará sempre presente."

Este é maior clube por onde passou?: "Não devemos classificar assim os clubes. A Suíça tem clubes com grandeza, o Vitória é um clube muito grande em Portugal, são países diferentes, clubes diferentes, culturas diferentes. É verdade que o Vitória é um clube gigante, foi um passo em frente na minha carreira."

Espera conquistar títulos pelo Vitória?: "É um sonho tremendo. Quando falo de mim falo dos meus colegas, dos administradores. É um sonho muito grande e vamos fazer de tudo para que isso aconteça o mais brevemente possível."


Marcações: Vitória Sport Clube, Tomás Ribeiro

Imprimir Email