Gala Conquistadores | Vitória prepara lançamento de livro e documentário do Centenário
Coautor do livro do Centenário do Vitória, Vasco Rodrigues destacou a ideia de que se trata de “um projecto da Comissão do Centenário que pretende retratar os 100 anos do Vitória, desde os primeiros dias até ao ano do centenário. Pretende ser o mais abrangente possível. Além das glórias e tristezas, retrata também as modalidades, os momentos associativos e assembleias marcantes. Um livro que nos faça entender o fio condutor que nos fez chegar até aqui. É um a obra que perdurará nos próximos anos e esperamos que sirva para uma base de trabalho para quem fazer um livro dos 125 ou 150 anos do clube”, acrescentou.
Por seu turno, André Coelho Lima, coordenador do documentário, vincou que “o que norteia um projecto desta natureza é a ideia de legado. Nós que estamos vivos nesta altura, temos a responsabilidade de entregar a nossa histórias, as nossas memórias, as imagens das nossas memórias para quem vem a seguir. O Vitória nunca teve arquivo, o trabalho é enorme por causa disso. A imagem faz-nos sentir, regressar àqueles momentos. Tudo isto é o que nós queremos reviver”.
Com este documentário, pretende-se também “mostrar que o Vitória é maior do que nós próprios realizamos. Queremos mostrar os clubes e atletas da história mundial que se cruzaram com o Vitória. Queremos mossar estes 100 anos aos vitorianos e fazer com que possam sonhar com 100 anos melhores”.
De acordo com André Coelho Lima “não tem sido fácil chegar a esses registos. É efectivamente muito difícil porque temos de ter as imagens licenciadas. Só para haver uma noção, a Direcção já dirigiu cartas para todos os Embaixadores dos países dos clubes que defrontamos para ajudarem nesta tarefa. Estamos a procurar uma agulha no palheiro”.
Com entrevistas já feitas a “mais de 20 jogadores” que passaram pelo clube, os coordenadores do documentário pretendem também “entrevistar jogadores que não foram do Vitória e que possam falar sobre nós. Estão programadas mais de 100 entrevistas”. “Não sabemos onde estão o Roldão, o Tanta, mas queremos entrevistá-los. Não vai ser fácil, mas será possível. Não queremos ter pressa, mas sim fazer algo que nos orgulhe a todos, que cristalize estes 100 anos”, concluiu André Coelho Lima.
Marcações: Vitória Sport Clube, Gala Conquistadores