Moreno Teixeira: "Balanço da pré-época é muito positivo, único ponto que não correu bem foi a lesão do Mangas"
O 3x5x2 é o sistema que vai utilizar na nova época?: "Acho que mais importante do que o sistema é os atletas estarem identificados dentro de campo. Não escondo que me sinto confortável a defender com uma linha cinco, se jogamos num 5x3x2, 3x4x3 ou 3x5x2 isso não é assim tão importante. É importante os nossos atletas estarem sempre identificados com e sem bola. Não há como esconder como é que uma pequena mudança em relação à época passada, com dois homens mais fixos na frente. É o momento para experimentar, para perceber o que é melhor para nós, para perceber como atletas preferem estar dentro do campo. Muitas vezes os treinadores têm de se adaptar com o que têm para trabalhar e não ir naquilo em que acreditam ou se sentem mais confortáveis. A resposta dentro de campo agradou-me.”
Que balanço faz das primeiras semanas de pré-época?: “O balanço é muito positivo. Não há como esconder que o único ponto que não correu bem foi a lesão do Mangas. Com a vontade e o querer do Ricardo em representar este clube, acredito que possamos ganhar algum tempo na recuperação. Tudo o resto, não existindo perfeição no futebol, estas três semanas foram quase perfeitas. Não foi com o objectivo de dar condição física à equipa que fomos para o Algarve. Também sabia que não sairíamos identificados com o que queremos para o nosso jogo. Tudo o resto foi importante no que é estreitar relações, criar espírito de família, que eu valorizo muito, tudo isso foi perfeito. Se eu quisesse só ganhar ou dar conforto aos atletas, não tinha escolhido aqueles adversários. A equipa deu respostas que me deram muita satisfação.”
A equipa vai estar preparada para os jogos da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência?: "Competimos daqui a 15 dias, temos de andar mais rapidamente do que as outras equipas. É difícil as equipas apresentarem-se nesta fase a 100%”.
Que reajustes entendem que são ainda necessários promover no plantel?: "Há reajustes a fazer, não há como esconder. O mercado só acaba em finais de Agosto, a Administração, a equipa técnica estão identificada. Fazemos as coisas com critério, não na emoção. Quem entrar tem de vir para acrescentar. Também não é fácil acrescentar qualidade ao nosso grupo de trabalho. Se tivermos de correr riscos é com estes jovens. As coisas não vão ser feitas na precipitação ou emoção. Percebemos que há atletas que podem entrar, outros que vão sair. Isso acontece com o Vitória e com todas as equipas nestes meses.”
O que vale o NK Celje?: “Já temos material com as ferramentas que temos à disposição. É um adversário difícil, mas somos o Vitória. Vamos disputar a eliminatória só com um objectivo, que passa por passar. Parece que é das equipas mais difíceis que nos poderiam sair. Acreditamos que temos qualidade e somos o Vitória. Temos um só objectivo nesta eliminatória, passá-la”
Estes jogadores mais novos merecem a sua confiança?: "Toda. Sou responsável. Estes miúdos fazem parte do projecto e vão continuar connosco,estão preparados. O projecto não é apenas para hoje, mas sim para o futuro, por isso, faz sentido que estejam connosco. Temos consicência da responsabilidade que exige o Vitória."
André André, Mikel e Jorge Fernandes estarão aptos para os primeiros jogos oficiais?: "Quase de certeza só o Mangas estará de fora para os primeiros jogos oficiais. Os outros temos a perspectiva de os poder recuperar."
Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira