Tiago Silva: "O mister Moreno é o grande responsável pela criação de uma família”

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2022_2023/Jogadores/Tiago_Silva20.jpg

A nove jornadas do final da temporada, o Vitória tem uma missão bem definida para cumprir. O objectivo passa por segurar o 5.º lugar, para assim garantir o regresso às competições europeias na época 2023/2024. Numa entrevista à edição desta semana do DESPORTIVO de Guimarães, Tiago Silva assume que a meta do Vitória para a recta final da época passa por manter a 5.ª posição da tabela classificativa.

O Vitória vem de uma derrota pesada na Luz - a mais expressiva da temporada - já depois de também ter perdido em casa com o Arouca. Apesar de tudo, foi mais difícil digerir esse resultado com o Arouca?: "Custaram as duas derrotas, porque ambas valeram menos três pontos. Claro que a derrota com o Arouca, face ao cenário que se viveu durante a semana e por termos jogado em casa, talvez tenha sido mais dolorosa, mas também não foi fácil digerir a derrota na Luz porque sofremos cinco golos. Eles marcaram praticamente em todas as oportunidades, mas o mais relevante é que ambos os jogos representaram menos pontos para nós."

É preocupante esta derrota, ou foi fruto de algumas circunstâncias especiais?: "Seria preocupante se nos tivesse custado um objectivo final. Como não custou e ainda estamos dentro dos nossos objectivos, não vai seguramente abalar o grupo."

A melhor notícia acabou por ser a manutenção do 5º lugar?: "Sim, apesar da derrota conseguimos segurar essa posição e temos agora nove jogos para a manter."

Era emocionalmente importante chegar a esta última paragem nessa posição?: "Era, mas também era sair do Estádio da Luz com um bom resultado, porque o objectivo passava por recuperar os pontos perdidos no jogo anterior com o Arouca. Fomos lá com esse objectivo, mas quando aos 13 minutos já estávamos a perder, isso deitou abaixo a nossa estratégia. O nosso grupo já está focado em reagir."

Estas duas derrotas demonstram que a equipa ainda não consegue combater alguma irregularidade?: "Temos de perceber que estamos num campeonato muito competitivo e há outras boas equipas. É normal perder jogos e ainda mais contra o Benfica, que ainda não perdeu em casa."

No final do jogo da Luz o Moreno disse que se no início da época dissessem que nesta altura o Vitória teria 40 pontos, ninguém acreditava. Concorda?: "Parece-me óbvio. A equipa era um pouco imatura e ninguém contava que nesta altura estivéssemos no 5º lugar e que conseguíssemos um ciclo de cinco vitórias em seis jogos. Mesmo tendo atravessado um mau momento de oito jogos sem ganhar. Acho que estamos numa fase muito boa e estes dois últimos jogos não podem reflectir aquilo que tem sido a nossa época."

É dos mais experientes. Lá atrás, no início da época, sentiu também alguma desconfiança natural?: "Nem era desconfiança, era mais alguma reserva, porque tínhamos muitos jovens e muita malta mais experiente tinha saído. Foi preciso um conhecimento da época e neste momento estou muito mais confiante do que estava no início. Sei que este grupo, por muito que não tenha um jogador que sobressaia, um super craque que possa resolver os jogos, tem jogadores que podem acrescentar, sejam eles os 11 que jogam mais regularmente ou os outros."

Estamos a falar da criação de uma família?: "Certo, é exactamente isso."

O próprio treinador merece créditos pela evolução que tem registado?: "Claro que sim. As coisas não acontecem do pé para a mão e sem bases. Ele teve obra-prima para trabalhar, mas foi o grande responsável pelo que está a acontecer."

É um dos grandes responsáveis pela tal família?: "Certo, certo, o Moreno já esteve deste lado, sabe de que é que vivem os grandes grupos e felizmente teve a sorte de apanhar um grande grupo, onde é fácil incutir os valores que ele pretende."

Hoje, como é que alguém como o Tiago Silva, que tem lastro de experiência, olha para a evolução de muitos dos jovens jogadores do Vitória?: "Não estou surpreendido, porque quando estava cá o Pepa alguns já tinham tido a oportunidade de treinar connosco e demonstraram qualidades. Por razões que me ultrapassam, não tiveram a oportunidade de se mostrar, estão a tê-la neste momento e estão a aproveitá-la."

A conjuntura desta época foi-lhes favorável?: O projecto do clube é apostar em jovens e é isso que está a ser feito."

Estamos a falar de um filão inesgotável, dada a qualidade da Formação do Vitória? Há mais jogadores que podem surgir a curto prazo?: "Têm vindo jogadores da equipa B a treinar connosco, dos sub-19, inclusive mais jovens. Há mais talento na Formação do Vitória e o futuro está garantido."


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira

Imprimir Email