Hugo Xavier: "Sandinenses já esperava estar entre os quatro primeiros”



O Sandinenses terminou o ano na liderança do Pró-Nacional da A.F. Braga. Nas últimas jornadas, a equipa de S. Martinho de Sande sofreu duas derrotas, frente a Joane e Ribeirão, e foi afastada da Taça, mas isso não impede o seu treinador de catalogar como extremamente positivo o percurso feito até aqui. Hugo Xavier diz que esperava que nesta fase a sua equipa estivesse entre os quatro primeiros lugares.

Como avalia a prestação do Sandinenses até ao momento?: "Terminamos a primeira volta em primeiro lugar, invictos. Acabou por ser fantástica, os jogadores portaram-se muito bem dentro das nossas expectativas e daquilo que é o nosso objectivo, que passa por ficar nos quatro primeiros lugares. Começamos bem a segunda volta com duas vitórias e agora vimos de uma série com resultados menos positivos. É preciso avaliar o porquê destes resultados, também porque foram contra adversários directos. Sinto que em apenas um jogo não fomos competentes, com o Joane em casa. Nos dois com o Ribeirão, perdemos um por erros individuais e outro por um pormenor. A equipa deu um sinal muito positivo de que estamos no caminho certo e terminar o ano civil em primeiro lugar, penso que qualquer equipa gostaria de estar nesta posição."

Uma dessas derrotas acabou por ditar o afastamento da Taça A.F. Braga...: "O ano passado acabamos por ir às meias-finais da Taça e percebemos que, se por um lado foi benéfico porque nos trouxe muita visibilidade, por outro esse percurso trouxe coisas menos boas. É lógico que queríamos ter vencido o jogo, mas depois acabamos por analisar se seria benéfico a continuação na Taça. Foi um jogo que perdemos, estamos fora, mas agora podemos focar-nos naquilo que realmente é o nosso objectivo: ficar nos quatro primeiros lugares."

O clube já quase igualou o número de pontos de toda a época transacta.: Sim, a explicação é muito simples. No ano passado, tínhamos um plantel muito curto, porque eramos apoiados pela equipa B e os miúdos não estavam preparados para jogar a este nível. A juntar a isso, este ano só houve duas saídas e, assim, conseguimos dar continuidade ao projecto, com os jogadores que cá ficaram a saber melhor os processos da equipa técnica. Depois, foi só ir buscar gente com muita qualidade para os lugares que necessitávamos. Estas duas vertentes, ajudam a explicar os pontos que já fizemos."

Então, estava à espera desta evolução na sua segunda temporada no clube?: "Sem dúvida, estávamos à espera de sermos muito competitivos, de ter as coisas bem alinhadas e termos bons resultados. Estava dentro das nossas ideias chegarmos a esta altura dentro dos quatro primeiros do campeonato."

A distância para o 5º classificado já é de 10 pontos. Satisfeito com este fosso e de estar nos quatro primeiros que darão a disputa pela subida?: "Estamos satisfeitos, mas eu tenho 35 anos de futebol e tenho noção que estes 10 pontos rapidamente se podem dissipar. Temos de continuar a trabalhar muito para manter esse fosso e conseguirmos o mais rapidamente possível ficar matematicamente entre os quatro primeiros."

Expectativas para o novo ano?: "Esta paragem acabou por ser benéfica. Se no ano passado eu achei que a paragem não nos favoreceu porque estávamos numa fase muito positiva, este ano veio numa boa fase. Não só pelos resultados menos bons, mas porque dá-nos oportunidade de recuperarmos alguns jogadores que temos lesionados e muita falta nos fazem. Provavelmente nunca será uma volta igual à primeira, mas será sim uma volta onde seremos muito competitivos e seremos, como fomos até agora, uma das melhores equipas da série."


Marcações: Pró-Nacional , Associação de Futebol de Braga, Sandinenses, Hugo Xavier

Imprimir Email