Moreno Teixeira: "Ibrahima Bamba é um dos grandes activos do clube porque é mesmo bom jogador"
Pepa disse na entrevista ao Desportivo de Guimarães que o Vitória está bem servido para os próximos anos. É também essa a realidade que detecta?: "Durante o ano há muitos atletas a ir à equipa A e o Pepa vai-se apercebendo da sua qualidade, mas é importante não saltar etapas no crescimento deles. Nesta época que terminou identificamos cinco, seis atletas que saltaram para a equipa A. Mas se na próxima só saltar um ou dois, o suporte já está lá, já existe. Não se pode colocá-los lá só porque sim, porque dessa forma os atletas não crescem. Veja-se que aqueles que deram uma melhor resposta foram os que cumpriram as etapas nos momentos certos. O Maguinha fez um ano de sub-23, outro de equipa B e chegou lá e deu resposta. O Nelson da Luz chegou para a equipa A, não estava preparado, passou pela B, teve o tempo necessário e deu resposta. O Dani fez uma época fantástica e não tenho a mais pequena dúvida que dará resposta na próxima. Se não queimarmos etapas, o futuro do clube está salvaguardado, como o Pepa disse".
Ficou surpreendido com este aparecimento nas últimas jornadas do Ibrahima Bamba? Já está preparado?: "Já. Não tenho dúvidas nenhumas, acho que nunca mais volta à equipa B. Havia coisas que tinham de ser melhoradas, apesar de identificarmos um talento incrível. Ele adquiriu essas regras básicas e hoje é um dos grandes activos do clube porque é mesmo bom jogador".
A grande revelação da época foi o Miguel Maga?: "Não gostava de individualizar. Deu uma resposta fantástica, mas houve outros... O Händel é outro profissional que o Vitória tem aqui para anos, com uma grande responsabilidade, de saber o que é o clube, a capacidade técnica e táctica dele, a forma como entende o jogo para a sua idade é uma coisa impressionante... O Nelson da Luz deu sempre uma resposta muito boa... O Dani, pelas sensações que me passou, vai ser outro atleta de futuro. O André Amaro fez jogos muito interessantes na equipa A. Há um conjunto de atletas que deixam os responsáveis muito satisfeitos. Apostar na Formação é fazer isto que o Vitória fez este ano, que é meter os miúdos lá dentro e eles darem resposta".
Este deve ser um processo irreversível e não conjuntural só porque o clube atravessa dificuldades financeiras?: "Nunca deverá ser por necessidade, mas antes por convicção. Com os responsáveis a terem a certeza de que existe qualidade para apostar nos miúdos, não porque simplesmente deve haver uma aposta na Formação e depois verifica-se que os miúdos não estão preparados. Se houver qualidade, ok, eles vão dar resposta. Porque estamos a falar de rendimento e o clube tem que ganhar. A bancada tem que festejar golos, isto é uma indústria e não se pode pôr lá um miúdo só porque é da Formação".
Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira, Ibrahima Bamba