Ciclista Manuel Abreu vai ser homenageado na passagem dos 25 anos do seu falecimento
A iniciativa é promovida conjuntamente pela Paróquia de Gondar e pelo Agrupamento 409 do CNE - Corpo Nacional de Escutas, à qual se associam a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A homenagem começará pelas 18:00 com a deposição de uma coroa de flores na campa do antigo ciclista, no cemitério de Gondar, seguindo-se a celebração de uma eucaristia e uma homenagem-memória na cripta da Igreja de Gondar com testemunhos de algumas figuras públicas do ciclismo e com a exposição de troféus significativos.
Manuel Abreu nasceu em Gondar a 5 de Janeiro de 1963 e faleceu a 25 de Fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro. Manuel Abreu representou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.
Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996. Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar. Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.
Marcações: ciclismo, Manuel Abreu