Ciclismo: Vimaranense José Mendes encerra carreira aos 39 anos com dois títulos nacionais
"Terminei a minha carreira de profissional. Estou em Omã, a correr o Tour Salalah, e ganhámos a geral com o meu colega Nico Sessler. Já vinha a pensar neste dia há algum tempo e senti que este era o momento certo, porque consegui ajudar a equipa a ganhar a primeira corrida UCI", disse Jisé Mendes, em declarações à agência Lusa.
José Mendes, de 39 anos, começou a carreira profissional em 2008, após te4r conquistado Volta a Portugal do Futuro em 2017. "Para trás, ficam 17 temporadas de profissional, seis grandes Voltas concluídas, a presença nos Jogos Olímpicos Rio'2016 e os dois títulos de campeão nacional de estrada", afirmou o vimaranense, que destacou ainda a ideia de que se despede da carreira "muito satisfeito e orgulhoso. Não fui um corredor ganhador, mas sem dúvida estou muito contente de tudo o que consegui no ciclismo".
O ciclista revelou que os dois títulos de campeão nacional de fundo, conquistados em 2016 e 2019, foram os pontos altos da sua carreira. "Usar aquela camisola é simplesmente especial. Talvez tenha ficado a faltar correr o Tour com a camisola de campeão nacional, porque corri um Giro e uma Vuelta com ele e é sem dúvida uma sensação fantástica", indicou, nas declarações à Lusa.
José Mendes correu o Tour por duas vezes (2014 e 2015), a Vuelta em três ocasiões (2013, 2016 e 2018) e ainda o Giro 2017).
Além de ter representado Benfica, Sporting e FC Porto, José Mendes passou ainda pelas equipas Liberty Seguros, LA-Paredes Rota dos Móveis CCC-Polsat, NetApp-Endura, Bora-Argon 18, Burgos-BH, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho e Victoria Sports (Filipinas).
Marcações: josé mendes, ciclismo