Centenário Vitória: Concursos apresentados à comunidade escolar "para fortalecer a ligação aos mais novos"
Trata-se de um Concurso de Caricaturas e de um Concurso de Textos, destinados à comunidade escolar, que pretende transmitir os valores do clube no ano em que comemora o centenário. “É uma iniciativa que pretende cumprir o papel social do clube, com uma interacção marcada com a comunidade escolar”, explicou Miguel Salazar, cartoonista e membro da Comissão do Centenário.
O Concurso de Caricaturas versa três temas, desde logo figuras do clube, como dirigentes e jogadores, desportivismo e os adeptos, com o lema 'Somos Únicos', e destina-se a dois escalões etários. Os trabalhos submetidos a concurso irão integrar uma exposição itinerante, que percorrerá as escolas do concelho.
No Concurso de Textos os jovens vimaranenses são desafiados a “libertar a imaginação”. Uma Aventura no Estádio D. Afonso Henriques é o tema para as crianças do 1.º Ciclo, enquanto os alunos do 2.º Ciclo vão imaginar uma história subordinada à temática 'Se eu fosse', colocando-se no papel de um jogador ou do presidente do clube. Um novo hino para o Vitória é o desafio para os jovens do 3.º Ciclo, enquanto os mais velhos versarão sobre a ética no desporto.
Presente na cerimónia, Miguel Pinto Lisboa destacou a ideia de que o centenário do Vitória “para além da exaltação do clube deve lançar as bases para um Vitória cada vez mais forte no futuro e para que nos próximos 100 anos possa continuar a fortalecer-se. Para isso, é fundamental a ligação aos mais novos. O Vitória é um clube único e nós somos únicos pela ligação que temos à nossa comunidade, ao nosso concelho. Nós somos diferenciados dos outros clubes portugueses, porque todos nós no concelho sentimos o Vitória como nosso, vivemos o dia a dia do Vitória com uma intensidade ímpar. Queremos promover isso desde cedo, por isso saudamos esta relação que queremos que exista sempre entre o Vitória e a comunidade escolar”.
No dia em que se celebra o Dia Internacional das Cidades Educadoras, Adelina Pinto apresentou um projecto que contempla “a ligação entre o Vitória, a Cidade Educadora e a Escola” com “a educação, escrita, caricatura e ilustração”. “Queremos que sejam alunos participativos na comunidade e quando temos um clube que faz 100 anos, que faz parte da cidade, que nos orgulha, às vezes dá-nos um pouco de tristeza, então temos de o conhecer, de o ajudar, de o entender e de ser parte dele. É este o desafio que apresentamos para estes concursos, com o slogan Vitória, Vitória eu continuo a tua história. Chegamos aqui com 100 anos do Vitória, em que múltiplos jogadores de múltiplas modalidades fizeram parte da cidade e do território. Aquilo que o Vitória quer e que nós queremos é que Vitória continue a ser um clube forte e para que isso seja possível precisa que cada um de vocês assuma os valores do que é este Vitória. É um concurso lançado a todas as escolas, do 1.º Ciclo ao Secundário, para que olhem de outra forma para o Vitória. Devem pensar de que forma podemos continuar a alimentar este grande clube”.
O director da EB 2,3 de Caldas das Taipas, João Montes, assinalou “a estreita colaboração desta comemoração com as escolas”, enaltecendo a “extraordinária linha de pensamento” da vereadora Adelina Pinto pelo trabalho que permitiu às escolas “serem mais participativas e criativas”. “O centenário do Vitória tem de ser visto como um momento colectivo em que compreendemos de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir”, acrescentou, destacando a “perspectiva inclusiva e integradora”.
Marcações: Vitória Sport Clube, Centenário Vitória SC, Comissão do Centenário