Aponza saltou do Berço para o Portimonense: "Vou ter a oportunidade de lutar por um lugar na equipa A"
Consegue explicar o interesse que os responsáveis do Portimonense tiveram sobre si? Recorde-se que o Aponza era muitas vezes suplente aqui no Berço.: "Na verdade, eu creio que no pouco que consegui jogar, apesar de não marcar muitos golos, mostrei muitas coisas positivas. Quando entrava, notava-se que havia uma mudança no nosso ataque, havia mais profundidade. É um facto que, no princípio, não jogava muito. Mas via-se muitas melhorias na equipa quando eu entrava".
Como foi a experiência de ser treinado pelo professor Manuel Machado, um treinador com muita experiência de primeira divisão?: "Foi uma experiência muito boa. Como disse, ser treinado por um técnico como o professor Manuel Machado, com experiência de primeira liga, é enriquecedor. Ele ensinou-nos muitas coisas, aprendemos muito com ele. Começámos muito bem no campeonato, mas, infelizmente, as coisas começaram a complicar-se e não conseguimos subir à Liga 3. Mas levo uma experiência muito grande daqui. O mister tentava implementar essa experiência de primeira liga em nós".
Sai do Berço de cabeça erguida, apesar do clube não ter conseguido o objectivo da subida?: "Na verdade, saio daqui com um pouco de dissabor. Sinto que poderia ter dado muito mais à equipa. Infelizmente, o nosso campeonato não correu muito bem. Levo mais esta experiência como um aspecto positivo na minha carreira, algo que vou poder levar para o meu próximo clube de forma a ajudar-me a garantir os objectivos, tanto individuais como colectivos".
Agora o Aponza dá o salto para um clube de primeira liga, apesar do plano inicial será a integração nos sub-23. Ficou surpreendido com o convite do Portimonense?: "Na verdade, já me haviam falado de que havia interesse, mas nunca foi nada muito seguro. Houve contactos, mas foram quase sempre superficiais. Até que recebi uma chamada a confirmar que era oficial. Fiquei naturalmente muito contente, a mudança para um clube como o Portimonense é um grande salto. Sim, a minha integração será a partir dos sub-23. Mas, a partir do meu treino e dedicação, a aliar o facto de já estar no clube, aí vou ter a oportunidade de lutar por um lugar na equipa A".
Seguramente que irá encarar uma nova realidade no Portimonense. Preparado para o desafio?: "Estou muito preparado, graças a Deus sempre treinei bem. E foi como já referi anteriormente, a ideia será lutar ao máximo para chegar à equipa principal, sempre ganhando mais experiência".
Como imagina que será a sua passagem pelo clube algarvio?: "As minhas expectativas são muito altas, sou um jogador que pensa sempre que pode chegar cada vez mais longe. Eu sei da minha qualidade e das minhas virtudes como jogador. Agora, com outra estrutura, com certeza que poderei preparar-me ainda melhor para o futuro que aí vem".
Que mensagem fica do Aponza para os responsáveis do Berço nesta hora que é quase de despedida do clube?: "Eles sabem que estou muito agradecido por tudo o que fizeram por mim, foram a primeira equipa que me acolheu aqui em Portugal e, isso, nunca irei esquecer. Deram-me a oportunidade de mostrar o meu potencial, foram eles que acreditaram nas minhas qualidades como jogador. Por causa disso, ficarei eternamente grato. Isto não é algo que ainda não lhes tinha dito, eles sabem bem a importância que tiveram para mim".
Marcações: Portimonense, Berço SC, Aponza