Norte-americano Wesley Edens, proprietário do Aston Villa, estuda investimento na SAD do Vitória
De acordo com uma notícia revelada este sábado pelo jornal Record, Wesley Edens e Miguel Pinto Lisboa já mantiveram conversas exploratórias nesse sentido. Aliás, o presidente do Vitória terá mesmo reunido presencialmente com o magnata norte-americano, um dos donos do Aston Villa, no Algarve, aquando da deslocação ao Algarve para o encontro com o Farense. Na mesma semana, Wesley Edens esteve em Guimarães, na companhia do director desportivo do Aston Villa, Johan Lange, para conhecer o Estádio D. Afonso Henriques e as outras infraestruturas do clube, bem como a própria cidade.
Segundo foi possível apurar, está em cima da mesa a possibilidade do empresário norte-americano comprar grande parte das ações da SAD que o Vitória recentemente adquiriu à MAF, a empresa daquele que era o principal acionista, Mário Ferreira. Contudo, caso este negócio avance, o Vitória terá sempre uma posição maioritária na Sociedade Anónima Desportiva. Trata-se, de resto, de uma operação financeira que terá de ser ratificada em Assembleia Geral da SAD, mas também do clube.
Recorde-se que o Vitória avançou com uma operação financeira que lhe permitirá, quando esta estiver concluída, ter 96,4% do capital social da SAD. O clube formalizou um contrato com a Mário Andrade Ferreira, S.A. para “adquirir, de modo faseado”, até 31 de Março de 2022, a “totalidade das ações representativas do capital social da Vitória Sport Clube – Futebol SAD”, por um preço total de 6,5 milhões de euros. A transmissão das ações e dos direitos e ela associados será efectuada de modo gradual, na medida e proporção do pagamento das quantias acordadas para o efeito.
O Vitória vai ser pela primeira vez maioritário na SAD constituída em 10 de Abril de 2013, com Mário Ferreira na posse de mais de 50% das ações.
Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória Sport Clube, Futebol SAD, Miguel Pinto Lisboa, Welsey Edens