Vitória e Moreirense jogam este sábado para a Liga
A 27.ª jornada da I Liga tem atenções centradas em Guimarães na tarde deste sábado. No mesmo horário, a partir das 15h30, o Vitória recebe o Santa Clara, enquanto o Moreirense defronta o Tondela. São dois jogos com influência directa na luta pelo 6.º lugar, uma vez que tanto o Vitória como o Santa Clara somam 35 pontos e o Moreirense apenas menos um.
O treinador do Vitória, Bino Maçães, reconheceu que é «altura de inverter» o ciclo negativo que a equipa atravessa na I Liga. O Vitória perdeu os últimos cinco jogos do campeonato, consumando a segunda pior série de desaires em 76 épocas no escalão maior do futebol nacional, atrás dos seis consecutivos de 2003/04. Além disso, tem o segundo pior registo da segunda volta entre as 18 equipas, com quatro pontos. Apesar disso, Bino Naçães reconheceu que o plantel tem de dar a volta ao impacto anímico dos resultados mais recentes.
O jogo terá arbitragem de Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.
Em Moreira de Cónegos, o Moreirense defronta o Tondela. Os ‘cónegos’ têm 12 pontos de vantagem sobre a zona de descida, quando restam 24 em disputa, e estão na luta pelo sexto lugar, o último que poderá dar acesso às provas europeias, a par de Vitória e Santa Clara.
Vasco Seabra enalteceu o “compromisso interno” do Moreirense, que contabiliza seis empates e uma derrota nos últimos sete jogos caseiros para a I Liga e vai procurar frente ao Tondela a primeira vitória como visitado sob alçada do sucessor de César Peixoto.
A partida terá arbitragem de Iancu Vasilica, da Associação de Vila Real.