João Henriques: "Estas duas semanas deram o espaço que precisávamos para nos focarmos jogo a jogo na conquista dos três pontos"
O efeito da paragem para o jogo com o Tondela?: “Foram duas semanas boas de trabalho para um ciclo de 10 jogos até terminar o campeonato. Estas duas semanas deram o espaço que precisávamos para nos focarmos jogo a jogo na conquista dos três pontos. A equipa preparou-se bem esta semana para procurar conquistar os três pontos no jogo com o Tondela. Todo o grupo está focado nos objectivos do clube. O grupo está com saúde, respira confiança para enfrentar este último ciclo”.
O Vitória está a nove pontos do Paços de Ferreira e com mais três que o Santa Cara. É mais objectivo salvaguardar o 6.º ou olha para o 5.º lugar?: “O foco é o próximo jogo porque num jogo não podemos conquistar nove pontos. O que podemos controlar é vencer cada um dos jogos que temos pela frente. Este é o mais importante, porque é o que está pela frente. Depois, vemos se nos aproximamos do adversário que está à nossa frente. O que nos compete é olhar para o jogo com o Tondela”.
O que o preocupa mais: O facto da equipa vir de três derrotas ou de ter sofrido oito golos nesses jogos?: “A nossa preocupação é vencer o próximo jogo, conquistar os três pontos para que a equipa tenha mais confiança para este ciclo, para somarmos pontos na tabela classificativa. O que está para trás está fechado, temos de olhar para a frente. Pragmaticamente é assim que encaramos cada jogo que temos pela frente”.
Na entrevista que concedeu, o Presidente abordou o futuro de João Henriques. Que leitura fez da resposta do Presidente?: “Aqui, temos de nos focar no que queremos no presente, que é conquistar os pontos para atingir o nosso objectivo. Temos de tentar somar os pontos. Esse é o foco único, o que podemos controlar são os nossos jogos. Tudo o resto, a seu tempo nós falaremos”.
As mudanças no sistema tático nas últimas jornadas: “O Tondela é uma equipa que temos de respeitar, que tem feito um campeonato de certa forma tranquilo. É uma equipa que está bem organizada, bem trabalhada, que sabe o que quer para cada um dos jogos. É importante saber o que temos de fazer em cada um dos momentos do jogo para ultrapassar o adversário. As pré-épocas servem para encontrarmos os planos A e B, para ajustar da melhor forma. Este calendário não deu muito espaço, mas a pouco e pouco, durante este período todo, fomos trabalhando um sistema alternativo, sabendo de antemão que o nosso sistema base é o 4x3x3. Quisemos dar mais ferramentas aos jogadores para se sentirem confortáveis em cada um dos jogos. Foi isso que trabalhamos para os jogos com o Gil Vicente e o Sporting. Vamos continuar a ter princípios bem consolidados”.
Marcações: Vitória Sport Clube, João Henriques