Vitória confortável no 'caso Tapsoba'
Numa 'guerra surda' entre as duas SAD, uma vez que publicamente Vitória e Leixões ainda não assumiram qualquer posição sobre o tema, o presidente dos matosinhenses escreveu um post na rede social Facebook, que entretanto deixou de estar visível, em que abordou o tema de forma irónica. O conteúdo da publicação de Paulo Lopo era o seguinte: “Hoje passei pela Bugatti, ali para os lados de Guimarães, olhei pela janela e adorei o Bugatti Veyron. Mandei para lá um e-mail a dizer que queria o carro, e qual é o meu espanto não me deram o carro, alegando que não o tinha pago. Bolas para isto, pensava que para ser dono bastava mandar um e-mail mas afinal dizem que sem pagar não pode ser meu! Lol.”
O Grupo Santiago sabe que, a propósito deste assunto, o Vitória se sente completamente confortável e com a certeza de que a razão está do seu lado do ponto de vista jurídico. Isto porque a SAD vitoriana accionou, em devido tempo, a possibilidade de adquirir mais 20 por cento dos direitos económicos que o Leixões ainda detinha, conforme havia ficado estipulado entre os dois clubes aquando da transferência de Tapsoba para Guimarães. No documento enviado para o clube de Matosinhos era assumida essa intenção e solicitado ao Leixões que indicasse o meio de pagamento, ou seja, exerceu-se um direito potestativo. O facto do Leixões não ter, entretanto, respondido, segundo o Vitória, não invalida as intenções da SAD liderada por Miguel Pinto Lisboa que, mais tarde, acabaria por negociar com o Bayer Leverkusen a transferência do jovem jogador burquinês.
O Leixões reclama agora que tem direito a 25 por cento do valor desse negócio e não apenas a 5 por cento. Curiosamente, no mesmo dia em que ficou concretizado o negócio entre Vitória e Bayer, os matosinhenses, que não abordaram o assunto, solicitaram o empréstimo do guarda-redes Miguel Oliveira, um pedido a que o Vitória correspondeu! No dia seguinte, começou a novela que ameaça chegar ao Tribunal Arbitral do Desporto.
Marcações: Vitória Sport Clube, Edmond Tapsoba, Bayer Leverkusen, Leixões SC