F. Holanda eliminado das meias-finais da Divisão de Elite de Andebol

O Francisco de Holanda foi eliminado das meias-finais do play-off da Divisão de Elite, ao perder, em casa, com o S. Bernardo o segundo encontro da eliminatória. Obrigado a vencer para alimentar a esperança de chegar à final, o Xico esteve 38 minutos em vantagem, mas na fase final sucumbiu perante o maior poderio da equipa aveirense.

A primeira parte pertenceu por inteiro ao Francisco de Holanda, que esteve sempre em vantagem. A única igualdade verificou-se logo no início com o 1-1. A partir daí, os vimaranenses garantiram a liderança do marcador, que nunca chegou a ser seriamente ameaçada pelo S. Bernardo.
Ao final dos primeiros cinco minutos, o Xico já vencia por 4-1, tendo desperdiçados dois contra-ataques que podiam dar uma vantagem mais dilatada. À passagem do minuto 10, a diferença de três golos mantinha-se (5-2), mas com tendência a aumentar. A primeira vez que a equipa de Rolando Freitas esteve a vencer por quatro golos foi logo a seguir (6-2). No entanto, permitiu uma ténue recuperação dos aveirenses, que reduziram para 6-4. A curta diferença manteve-se até perto do minuto 20, altura em que o Francisco de Holanda aproveitou a exclusão de Sebastian Bota para voltar a alargar a vantagem para quatro golos, 10-6. O S. Bernardo tentou contrariar a superioridade do Xico, mas encontrou muitas dificuldades no ataque perante uma defesa muito aguerrida. Por isso, até ao intervalo, apenas recuperou um golo de prejuízo, 12-9.

A qualidade do jogo diminuiu substancialmente na segunda parte. O primeiro golo apenas foi marcado aos seis minutos pelo S. Bernardo. O Xico respondeu de imediato, mas já tinha deixado a entender algumas dificuldades no ataque, sobretudo devido à marcação individual a Marco Sousa. Para além disso, não revelou a mesma consistência na defesa, pelo que os aveirenses começaram a forçar a aproximação, que apenas aconteceria aos 18 minutos, com a igualdade a 16 golos. O S. Bernardo, mesmo com menos um jogador em campo, deu a volta ao jogo e soube suster a superioridade numérica que o Xico teve várias vezes. Depois de sucessivos empates, o S. Bernardo foi mais frio nos últimos minutos e venceu por 21-19.
O Francisco de Holanda, pela qualidade de andebol mostrada na primeira parte, merecia o terceiro jogo. Destaque para a prestação de Marco Sousa, o motor da equipa, e para as duas defesas de Nuno Silva em dois livres de sete metros em alturas cruciais.

Marcações: Desporto

Imprimir Email