Manuel Machado: "Jogo de sentido único"

Manuel Machado e Augusto Inácio não entraram em acordo na análise ao empate a zero verificado entre as duas equipas. O treinador do Belenenses não gostou duma afirmação do técnico do Moreirense. Manuel Machado não concordou que o Moreirense tenha acusado alguma intranquilidade pelo facto de um triunfo assegurar, desde já, a manutenção. Explicou, por outro lado, que o jogo “foi de sentido único. Nesta fase terminal dos campeonatos, as equipas que estão em posição mais precária têm posições mais defensivas. O Belenenses, como disse o José Mourinho há algum tempo atrás, só lhe faltou estacionar um autocarro em frente à sua baliza. Quando só uma equipa pretende ganhar, e a outra está na expectativa à espera de um erro do adversário para marcar um golo – o que o Belenenses acabou por conseguir quando o Antchouet apareceu em posição de fazer golo – é evidente que o espectáculo sai empobrecido. Trabalhamos muito, mas em futebol é bem mais fácil defender do que atacar.” O treinador do Moreirense argumenta que “tudo fiz para conseguirmos um triunfo. As substituições que fizemos foi com o intuito de mudar os acontecimentos. Acabamos o jogo com três pontas de lança e um extremo, e só três defesas. Por isso, de minha parte, estou de consciência tranquila, apesar do espectáculo não ter sido brilhante. Não temos responsabilidade nisso.” Daí que Manuel Machado tenha considerado que o empate foi “um resultado injusto. A estatística mostra que fomos superiores em todos os aspectos.” No entanto, Manuel Machado admite que “é normal que este tipo de equipas, que estão numa situação destas, optem por esta postura. É compreensível que em detrimento da qualidade de opte pela contenção.” Desta feita, o treinador do Moreirense não esqueceu a apreciação ao trabalho do árbitro: “Foi uma arbitragem ao nível daquilo que pior se passou no jogo. Obrigou a demasiadas interrupções, e não teve o mesmo critério disciplinar.”

Quem não gostou das declarações de Manuel Machado, foi Augusto Inácio: “Quando se fala em cima da mula é mais fácil. Mas, quando se precisa de pontos é mais difícil. Se calhar, noutras ocasiões, já fez igual ou pior. Estamos fartos de vitórias morais. Somamos um ponto com dignidade, com brio. Estivemos perto de marcar por mais do que uma vez. Quando se fala de um plano superior é muito fácil, é de pessoas pouco humildes.
Para além disso, Inácio disse que “o empate é um bom resultado para uma equipa que joga fora de casa. Na posição em que estamos, cada ponto que é conquistado fora de casa é positivo. Saímos da linha de água, o que acaba por ser bom. Para além disso, somamos um ponto na casa de um adversário difícil, que está numa posição tranquila na tabela classificativa. Se deixássemos os jogadores do Moreirense fazer o seu futebol, certamente teríamos aqui muitas dificuldades.

Marcações: Desporto

Imprimir Email