Júlio Mendes: "Fui objecto de critica por parte de um colega meu, que passadas duas semanas despediu o comentador da final da Taça da Liga"
Depois de ter criticado a abordagem do presidente do Vitória ao desempenho dos árbitros, com balanços de seis em seis jornadas, o líder dos bracarenses protagonizou declarações fortes após a eliminação das meias-finais da Taça da Liga.
Esta terça-feira, Júlio Mendes lembrou esse momento para o distinguir da posição que o Vitória tem assumido:
Até à 13.ª jornada disse que o Vitória tinha perdido nove pontos pelas arbitragens. Que balanço faz desde então?: “Alguns podem dizer que das situações que apresentei aqui sobre o balanço do desempenho dos árbitros que poderíamos não ter razão em alguns momentos, mas nessa quantidade toda de pontos se em alguns não tivermos razão ainda assim ficam muitos, sobram os suficientes para estarmos noutra classificação e uma perspetiva muito diferente para a época. Na semana passada teríamos de ter feito uma nova sessão de análise da arbitragem, não o fizémos porque as declarações que foram feitas recentemente extravasaram aquilo que do nosso ponto de vista é razoável. Sabem do que estou a falar. Repensamos tudo isto. A nossa abordagem de seis em seis jogos era construtiva, para fazer uma apreciação de critérios, não queríamos que confundissem a nossa abordagem que pretendia ser construtiva, que é feita de forma natural noutras ligas, com outro tipo de atitudes e outra forma de estar no futebol. Vamos fazer um compasso de espera. Já tínhamos dito ao Conselho de Arbitrarem, que a nossa posição é construtiva, não quereremos ser confundidos com outro tipo de atitudes. Queremos ganhar suficiente distanciamento dessas posturas. Iremos fazer nova abordagem quando acharmos que faça sentido. Sempre que o Vitória seja prejudicado, não podemos deixar de assumir a defesa dos interesses do clube, porque é essa a exigência que os sócios nos colocam."
Está a referir-se às declarações produzidas na sequência das meias-finais da Taça da Liga?: “Toda a gente percebe o que estou a falar. É claro que sim. Sempre fiz estas abordagens de forma construtiva, comparando lances com factos e infelizmente fui objeto de critica por parte de um colega meu, que para surpresa de todos passadas duas semanas despediu o comentador da final da Taça da Liga e também fez comentários sobre arbitragens. O que é preciso fazer? Os regulamentos da Liga têm de ser mais assertivos relativamente às intervenções dos responsáveis e agentes do futebol. Estas coisas não podem acontecer."
Marcações: Júlio Mendes, Sp. Braga, Vitória Sport Clube, arbitragens, António Salvador