José Peseiro apresentado: «É possível conquistar o 5.º lugar, é isso que pretendemos»

images/fotoarquivo/0_DESPORTO/Diversos/julioepeseiro.jpg

José Peseiro prometeu um Vitória a lutar pelo 5.º lugar enquanto for matematicamente possível, na cerimónia de apresentação como novo treinador.

O novo técnico assinou um contrato válido por um ano e meio, ou seja, até Junho de 2019.

Ao final da tarde, ao lado de Júlio Mendes, precisou que “os objectivos traçados são os que me proponho concretizar. Não interessa fazer especulação. Entendemos que é possível (chegar aos lugares da Europa). É possível conquistar o 5.º lugar, é isso que pretendemos”.

José Peseiro concretizou que foi “bem recebido pelo plantel, num clube que é grande. Os jogadores têm de ser grandes para estar num clube grande como o Vitória. Quero dar os parabéns ao Pedro Martins pelo trabalho que fez na época passada, este ano não teve a mesma felicidade”. “Há uma coisa que não gosto de ouvir. O trabalho não começa hoje, começou em Julho. Acredito muito no que foi feito até agora. Temos de valorizar o que foi feito. Não temos muito tempo, mas existem ideias novas. Vi muitas vezes o Vitória e vi coisas muito boas, concretamente na Liga Europa e Liga. Pretendo não perturbar muito, fazendo alterações de forma célere”, acrescentou.

O novo treinador do Vitória contou que “é a terceira vez que tenho a possibilidade de treinar o Vitória. Na primeira vez, Júlio Mendes ainda não era presidente e na segunda já era. Por isso, tenho de agradecer o convite. Quando comecei a carreira, era um sonho treinar o Vitória. Mas, isso é para todos os treinadores em Portugal”.

“Disse aos jogadores que este clube é muito grande, tem uma massa-associativa exigente, que sente o clube de uma forma como poucos. Disse aos jogadores que é melhor ter 30 mil adeptos a assobiar e a chamar nomes do que 10 da nossa família a bater palmas. Este momento menos bom vai ser ultrapassado com o entusiasmo da equipa, com a qualidade do plantel, porque tem essa qualidade. Os jogadores têm toda a confiança. É um momento de estarmos unidos, faltam 30 pontos e os objectivos são possíveis de alcançar. É o momento de estarmos unidos e juntos porque cada jogo será uma final. Se não acreditasse, não estaria aqui. O objectivo está longe, mas pode ser concretizado”.

JÚLIO MENDES DISSE TER LEGITIMIDADE PARA ASSINAR CONTRATO LONGO
O mandato de Júlio Mendes à frente dos destinos do Vitória termina em Março, mas o presidente do clube, recandidato às eleições, entende que tem condições para assinar um contrato com José Peseiro até 2019. E explicou porquê: “O José Peseiro é treinador do Vitória e não do presidente do Vitória. Essa pergunta dá oportunidade para esclarecer uma questão que continua a levantar muitas dúvidas. Em Abril de 2013 decidimos todos enveredar por uma gestão diferente, com a constituição de uma SAD, que tem um Conselho de Administração próprio. O clube é sócio em 40%. Mal estaríamos todos se a entidade que foi criada, terminando o mandato apenas para o ano, a 30 de Junho de 2019, o Conselho de Administração parasse de decidir porque o clube está em eleições.
Existe toda a legitimidade para esta decisões. As eleições do clube em nada interferem nas decisões da SAD, que tem mandato até 2019. Éuma questão que tem de ficar clara na cabeça dos vitorianos”.

Ao justificar a escolha de José Peseiro, acresentou: “Há dois dias, quando apresentei a candidatura às eleições, disse que estamos tristes. Para além da tristeza disse que sentira o peso da responsabilidade que transporto enquanto líder deste clube. A alma do vitorianos é de quem nunca deita a toalha ao chão. Quando tivemos de tomar decisões, ponderamos várias possibilidades, não somos hipócritas, e a que nos pareceu a melhor e não hesitamos minimamente da escolha do prof. José Peseiro para conduzir os trabalhos da equipa principal. Não deitamos a toalha ao chão, enquanto for possível matematicamente com os pontos em disputa. Vamos lutar até à ultima gota por um objectivo europeu”.

EQUIPA TÉCNICA RENOVADA
A equipa técnica de José Peseiro é composta por Nuno Presume (treinador-adjunto), Daniel Correia (treinador de guarda-redes), Ricardo Ribeiro (preparador-físico) e ainda Vítor Peseiro (treinador-adjunto/scouting). Os novos elementos do staff vitoriano também estiveram presentes na cerimónia, como os vice-presidentes Armando Marques, Pedro Coelho Lima e Hugo Freitas.

Imprimir Email