Vitória procura primeiro triunfo na Liga Europa em Marselha

O Vitória joga uma cartada decisiva nas suas aspirações no Grupo I da Liga Europa, no encontro com o Marselha, da 3.ª jornada da Fase de Grupos, marcado para esta quinta-feira, às 18 horas.

Com apenas um ponto somado nas duas primeiras rondas, o Vitória está praticamente obrigado a somar pontos em França para não correr o risco de ficar irremediavelmente atrasado nas contas do Grupo I, actualmente liderado pelo FC Salzburgo, com quatro pontos. O adversário da equipa de Pedro Martins segue no terceiro lugar, com três pontos, os mesmos que o Konyaspor, que na última jornada somou o primeiro triunfo de sempre na Liga Europa ao derrotar precisamente o Vitória.

Pela primeira vez na história da UEFA, o Vitória defronta o Marselha. De resto, no passado foram raros os confrontos com clubes gauleses nas competições europeias. Apenas na época 2013/2014, o Vitória encontrou um adversário francês, o Lyon, com um registo de um empate em França, a um golo, com um golo de Moussa Maazou, e uma derrota caseira por 2-1.

O Vitória terá pela frente um adversário que esta temporada venceu os três jogos disputados em casa na Liga Europa. O percurso da equipa comandada por Rudi Garcia começou na terceira pré-eliminatória, com a eliminação do KV Ostende, e do NK Domzale, no play-off. Na jornada inaugural, os franceses bateram o Konyaspor, por 1-0, mas na segunda ronda foram surpreendidos pelo FC Salzburgo, na Áustria.

Com uma Liga dos Campeões, nove títulos de campeão nacional e 10 Taças, o Marselha é um dos gigantes de França, considerado o favorito a vencer o Grupo I, sobretudo pelo plantel formado pelo director desportivo, Andoni Zubizarreta, e pelo desempenho que tem tido nas competições caseiras.

Com um plantel formado por jogadores de 10 nacionalidades, o Marselha conta com o antigo internacional português Rolando no seu plantel. Mas, há outros nomes que se destacam, como o guarda-redes Steve Mandada e o defesa-esquerdo Patrice Evra, além de Dimitri Payet e o antigo ponta-de-lança do Benfica, Kostas Mitroglou. O Marselha segue no quarto lugar na Liga francesa, a oito pontos do líder Paris Saint Germain. Na jornada do passado fim-de-semana não foi além de um empate (3-3) com o Estrasburgo, em que se destacaram o internacional francês Dimitri Payet e o grego Kostas Mitroglou, com um golo cada.

O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro sueco Stefan Johannesson para a partida entre o Marselha e o Vitória. Internacional desde 2003, Stefan Johannesson vai dirigir apenas pela segunda vez um clube português, depois de na época 2009/2010 ter dirigido um jogo do Benfica, em Atenas, com o AEK, também para a Liga Europa. O árbitro sueco Stefan Johannesson estará auxiliado pelos compatriotas Fredrik Nilsson e Joakim Amri Nilsson. Os árbitros assistentes adicionais serão Mohammed Al-Hakim e Glenn Nyberg.


Marcações: Desporto

Imprimir Email