Vitória procura segunda Supertaça da sua história frente ao Benfica
O Vitória começa a temporada este sábado, com a disputa da Supertaça, diante do Benfica, no Estádio Municipal de Aveiro, num jogo que está marcado para as 20h45.Depois de ter terminado a época passada com a derrota na final da Taça de Portugal, precisamente frente aos 'encarnados', a equipa comandada por Pedro Martins tem a oportunidade de iniciar a temporada 2017/2018 com a conquista de um troféu.
Pela primeira vez na história da competição, o Vitória encontra o Benfica, uma vez que nas três presenças anteriores o adversário foi sempre o mesmo, o FC Porto.
O Vitória irá disputar quarta Supertaça da sua história. O único triunfo na competição foi alcançado precisamente na estreia, em 1988. Na altura, derrotou o campeão e vencedor da Taça de Portugal do ano anterior, o FC Porto, num formato diferente daquele que é actualmente utilizado. Na primeira mão, em Guimarães, a 28 de Setembro de 1988, a equipa comandada pelo brasileiro Geninho derrotou os portistas por 2-0, com golos de N'Dinga e Décio António. Uma vantagem que soube gerir na segunda mão, no antigo Estádio das Antas, com um empate a zero.
Depois dessa conquista, o Vitória voltou a disputar a Supertaça em mais duas ocasiões, sem sucesso. Em 2011, esteve novamente no jogo que abriu a temporada depois de ter perdido a Taça de Portugal para o FC Porto, que no mesmo ano acumulou o título de campeão. Em Aveiro, a derrota foi por 2-1. Depois de Rolando ter feito dois golos no primeiro tempo, Marcelo Toscano ainda reduziu a diferença na segunda parte, mas o Vitória já não foi a tempo de evitar a derrota. Na última presença na Supertaça, no Verão de 2013, a derrota com o FC Porto foi mais expressiva. Num jogo desequilibrado, a equipa então comandada por Rui Vitória sofreu três golos na primeira parte – marcaram Licá, Jackson Martínez e Lucho González – e não teve capacidade de reacção. Curiosamente, foi a única ocasião em que o Vitória teve o direito de disputar a Supertaça depois de ter vencido uma competição na época anterior, a Taça de Portugal. Dos jogadores convocados para essa partida, que também teve lugar no Estádio Municipal de Aveiro, ainda estão no plantel o guarda-redes Douglas e os defesas Josué e Moreno.
Marcações: Desporto