Sérgio Conceição: "É pelo acesso à Liga Europa que vamos lutar"

A sete jornadas do final do campeonato, Sérgio Conceição assumiu, sem subterfúgios, a candidatura do Vitória a um lugar que lhe permita voltar a disputar a Liga Europa na temporada 2016/2017.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Boavista, o treinador foi taxativo ao anunciar que, no mínimo, o Vitória ambiciona o 6.º lugar, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa: “Não é uma utopia, nada disso. Assumi esse objectivo de parte da nossa equipa e é por esse objectivo que vamos lutar. Quando estávamos na sequência de jogos sem perder não o disse, mas hoje assumo esse objectivo. O Vitória tem o objectivo de chegar no mínimo ao 6.º lugar que dê acesso a uma pré-eliminatória da Liga Europa, sem dúvida nenhuma. É por isso que vamos lutar e correr atrás”.

Sérgio Conceição tem consciência que o Vitória terá muitas dificuldades para reentrar na discussão de um lugar europeu: “Está tudo muito equilibrado. Vamos jogar com o Rio Ave, depois temos de encontrar o Marítimo, o Estoril e Arouca. Está tudo muito equilibrado. É importante sempre pontuar, ganhar é melhor. Em alguns jogos é importante não perder, mas a ambição é sempre conquistar os três pontos”.

No regresso da Liga, amanhã, o Vitória defronta o Boavista. O treinador sabe que é “um jogo historicamente interessante. Que me lembre, o Vitória-Boavista é sempre um jogo intenso, com alguma rivalidade. É normalmente um jogo difícil para as duas equipas, intenso, com o público muito presente. Interessa-nos sair destes resultados e ir atrás do nosso objectivo”.

Depois de ter somado três derrotas consecutivas, amanhã o Vitória tem de se apresentar a outro nível no jogo com o Boavista. “Queremos ganhar o jogo, marcar mais golos que o adversário. Falam dos sete jogos sem vencer, quatro entravam na série de nove sem perder. Tivemos três derrotas, cada jogo teve a sua história. Temos de melhorar, nos últimos quatro golos três foram de bola parada. Trabalhamos muito sobre isso. Tive a oportunidade de me irritar mais uma vez no final do jogo com o Nacional, porque fomos superiores e criamos situações para ganhar. Não estou nada preocupado, os jogadores têm tido uma entrega fantástica, como sempre. Temos de passar isso para os jogos, melhorar a concentração e o rigor. Eu, porque sou o líder, assumo a derrota. Os jogadores têm consciência disso”.

O Vitória não tem somado muitos triunfos em casa esta época. Mas, para Sérgio Conceição “não há trauma nenhum” dos seus jogadores: “Há uma vontade grande de ganhar. Contra o Benfica, vocês sabem o que aconteceu, contra o Paços de Ferreira sabem da maneira como perdemos. Perdemos 1-0 frente ao Nacional contra a corrente do jogo, contra o Marítimo perdemos por 4-3 quando tínhamos mais um jogador e queríamos ganhar o jogo. Houve mérito dos adversários, mas também demérito nosso. A prova que o público que sabe que entramos sempre para ganhar é que estão connosco. Muitas das vezes merecíamos ganhar em casa e isso não aconteceu".

Sobre o processo de renovação, pouco acrescentou: "Também não vou falar sobre a renovação, vai indo como disse o nosso vice-presidente e é verdade".


Marcações: Desporto

Imprimir Email