BASQUETEBOL: Vitória eliminado do play-off pelo FC Porto, com a falta de dois estrangeiros em protesto

O norte-americano Brian Morris e o letão Maris Gulbis recusaram defrontar o FC Porto, esta sexta-feira à noite, naquele que foi o último jogo da temporada do Vitória. A equipa de Fernando Sá perdeu por, o 3º jogo dos play-off, por 65-69.

Os dois jogadores compareceram no pavilhão à hora marcada, mas informaram os responsáveis vitorianos que não estavam disponíveis para jogar, uma vez que não receberam um mês de salário, como lhe havia sido prometido.
Segundo foi possível apurar, a Direcção terá prometido pagar um dos seis meses de salários em atraso esta sexta-feira. Promessa feita na quinta-feira, que não terá sido cumprida. Por isso, Brian Morris e Maris Gulbis, os dois jogadores mais influentes, recusaram entrar em campo. Ambos sentaram-se no banco no período de aquecimento, mas depois receberam ordens para deixar aquele espaço. António Lourenço, principal responsável da secção, deu indicações ao capitão Paulo Cunha que não os queria ver naquele lugar.
Sem os dois estrangeiros, o Vitória apresentou-se em campo com apenas um norte-americano Julian Blanks, já que John Waller também rescindiu contrato recentemente. Neste cenário, diante de um FC Porto mais do que favorito, com outras armas, o Vitória não conseguiu evitar a terceira derrota e o consequente afastamento do paly-off, logo nos quartos-de-final.

O Vitória deu uma excelente resposta na 1ª parte, alcançado o intervalo com uma vantagem de oito pontos (40-32), fruto de um 2º período muito eficaz, em que se destacaram João Torrie, André Bessa e Julian Blanks. O FC Porto confirmou o favoritismo no 3º parcial (10-23), entrando para os últimos 10 minutos com uma vantagem de cinco pontos (50-55). Desgastados, os jogadores do Vitória ainda procuraram minimizar a desvantagem, chegaram a ter duas oportunidades para passar novamente para a frente do marcador, mas faltaram as forças. Fernando Sá tinha apenas três jogadores no banco, que raramente entraram, enquanto que o FC Portro rodou sempre o plantel. Mesmo assim, no último minuto, o Vitória só perdia por 65-68, com Julian Blanks a falhar um triplo para empatar o jogo a 3 segundos do fim.

No final do jogo, os jogadores do Vitória foram aplaudidos pelos muitos adeptos que marcaram presença no pavilhão. Maris Gulbis e Brian Morris estiveram com a equipa no centro do terreno, na despedida da época. André Bessa saiu do terreno de jogo em lágrimas...

Marcações: Desporto

Imprimir Email