BASQUETEBOL: Vencedores da Taça de Portugal recebidos na Câmara Municipal

A secção de basquetebol do Vitória foi recebida esta segunda-feira à noite no Salão Nobre da Câmara Municipal, numa cerimónia que pretendeu homenagear os vencedores da Taça de Portugal. António Magalhães, que assistiu à final com o FC Porto pela televisão, mostrou-se “super satisfeito”, enaltecendo “a grande prestação, o esforço, a combatividade e talento como atletas de eleição”, dos jogadores do Vitória. “O vosso feito, por ter a dimensão nacional que teve, orgulha o Vitória, o Concelho e o basquetebol que tanto dignificaram. A nossa homenagem é muito singela para aquilo que fizeram”, acrescentou. Palavras que encheram de orgulho António Lourenço. O responsável máximo pela secção de basquetebol agradeceu os elogios e a homenagem da Câmara Municipal. “Tudo para nós foi um sonho”, sublinhou. António Lourenço aproveitou a oportunidade para pedir “mais apoios” até porque entende que o basquetebol “vai mudar. O Vitória deu um passo importante. O presidente da Federação confessou-nos, a título privado, que isto não pode continuar assim. Nas palavras dele as melhores equipas não estão na divisão principal do basquetebol nacional. E nós somos uma das melhores equipas. Na Taça de Portugal jogam todos contra todos, não se fazem arranjos para ter oito equipas de forma a viabilizar o campeonato. Queremos verdade desportiva”.

Direcção elogiou secção de basquetebol

Para além dos jogadores, técnicos e dirigentes da secção de basquetebol, também marcaram presença na Câmara Municipal os principais dirigentes do clube: o presidente Emílio Macedo da Silva e os seus quatro vice-presidente, o presidente da Assembleia Geral, Pedro Xavier, e o presidente do Conselho Fiscal, Adolfo Mendes.
Na sua intervenção, Emílio Macedo da Silva começou por agradecer a recepção proporcionada pela Edilidade, salientando depois o “trabalho honroso da secção de basquetebol”. O presidente vitoriano deu conta que no próximo ano “levaremos a cabo uma reestruturação do clube no capítulo das modalidades amadores para que tudo corra melhor, para que as modalidades se sintam mais apoiadas.” Por seu turno, Pedro Xavier, numa intervenção marcada por alguma emoção, falou em nome dos sócios: “Vocês levaram o nome de Guimarães muito mais alto do que alguma vez eu como dirigente e outros colegas meus que estiveram à frente dos destinos directivos do Vitória. Levaram bem alto o nome do Vitória, se calhar o mais alto da história do nosso clube. Muitíssimo obrigado. Para os jogadores norte-americanos umas palavras de homenagem: The people from Guimarães will never forget you. Thank you very much and God bless you.”

Fernando Sá: “A nossa vitória causa incómodo à Liga”

Após a conclusão da cerimónia, o treinador Fernando Sá, em conversa com os jornalistas, admitiu que o triunfo do Vitória “causa algum incómodo” aos responsáveis da modalidade. “As pessoas que têm o poder de decisão devem sentar-se e colocaram-se ao serviço da modalidade e não privilegiarem os interesses pessoas. As coisas não estão bem assim. Se houver vontade pode criar-se uma divisão muito mais competitiva e muito melhor. Neste caso será a Liga a vir de encontro à Proliga. A minha ambição é disputar com o Vitória o principal escalão. Os jogadores também o merecem, mas isso envolve muitas coisas”.

Marcações: Desporto

Imprimir Email