Vitória contra formato do campeonato nacional de iniciados

O treinador da equipa de iniciados do Vitória critica o actual formato do campeonato nacional. Tó-zé argumenta que a competitividade é colocada em causa pelo facto de equipas como o Vitória defrontarem outras sem os mesmos argumentos. A Federação Portuguesa de Futebol já aprovou um modelo que prevê que o campeonato nacional de iniciados se dispute no mesmo formato que o de juniores, com apenas duas séries a nível nacional. Contudo, esse esquema tarda em ser implementado o que, de acordo com o treinador do Vitória, não beneficia a formação: "Está aprovada a alteração dos quadros competitivos, como fizeram já com os juniores, mas infelizmente ainda não a puseram em prática. Isto não é nada bom para o desenvolvimento dos jogadores, tanto de uma equipa como de outra. Com estas facilidades só ganham vícios, não têm aquele desenvolvimento que poderiam ter se houvesse mais competitividade."

Tó-zé considera ser essencial encontrar-se uma solução o mais rapidamente possível uma vez que está em causa o processo de formação a nível nacional: "Este campeonato prejudica toda a gente, não há ninguém que esteja contente. Há que alterar, arranjar soluções, às vezes gasta-se dinheiro noutras coisas, há que endossar verbas para resolver isto, porque caso contrário começamos a regredir em termos de formação.
Em relação a outros países, estamos claramente a andar para trás. Há que procurar as melhores soluções para continuar a estar no topo da formação. Isso é o futuro do nosso futebol.
Se hoje temos um nível qualitativo muito razoável a nível mundial, deveu-se sobretudo ao trabalho que foi feito nas décadas de 80 e 90 na formação."

Marcações: Desporto

Imprimir Email