Padrão de D. João e Igreja da Costa com recuperações garantidas
A Ministra da Cultura veio esta sexta-feira a Guimarães. Dalila Rodrigues presidiu a uma cerimónia na Câmara Municipal de assinatura de protocolos que têm por objectivo requalificar dois monumentos nacionais: o Padrão de D. João, junto à Capela de São Lázaro e a Igreja de Santa Marinha da Costa.
Dalila Rodrigues destacou também a importância do memorando de entendimento que aponta para o restauro de património histórico e arqueológico no âmbito do qual serão constituídas equipas técnicas mistas. Um protocolo com efeitos imediatos numa intervenção com carácter urgente no telhado da Igreja de Santa Marinha da Costa com recurso a verba do fundo de salvaguarda.
O Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação por ver, finalmente, criadas as condições para a realização de obras na Igreja de Santa Marinha da Costa que, necessitava, de intervenção urgente para salvaguardar o seu património.
Relativamente ao restauro do Padrão de D. João, Domingos Bragança agradeceu ao Ministro da Defesa o contributo para que se concretizasse o restauro da cruz daquele monumento, na sequência de um incidente ocorrido em Julho do ano passado.
O deputado vimaranense Ricardo Araújo foi elogiado pela Ministra da Cultura pela forma "incisiva" como se empenhou na resolução destes problemas. Em declarações aos jornalistas, o Deputado vimaranense disse que se limitou a cumprir o seu papel de representante dos vimaranenses,
"Conforme assumi com vimaranenses a minha prioridade seria a resolução dos problemas de Guimarães e penso ter feito a minha obrigação. Pode-se dizer-se que este é um dia verdadeiramente feliz para Guimarães", referiu.
Em declarações aos jornalistas, a Ministra da Cultura defendeu a atribuição de 300 mil euros anuais ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, tal como acontece com o CCB, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto, por organização da capitais europeias de cultura.Uma promessa que promete cumprir caso seja reconduzida no cargo, após as eleições legislativas antecipadas.
Na mesma sessão, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Património Cultural prometeu empenhar-se para inscrever as Festas Nicolinas na lista do Património Cultural Imaterial.
Na cerimónia marcaram presença diversas personalidades, nomeadamente o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, deputados, vereadores e o Presidente da Fundação da Batalha de Aljubarrota.
Marcações: protocolos, Igreja da Costa, Padrão D.João