Bicentenário de Camilo Castelo Branco: Coleccionador mostra primeiras edições da obra do escritor nas Caldas das Taipas

images/2025/carlos_marques.jpeg

O bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco está a ser celebrado nas Caldas das Taipas com uma exposição que reúne um conjunto de primeiras edições da autoria do consagrado escritor onde surgem alusões ao quotidiano e às gentes daquela vila com quem conviveu na segunda metade do século XIX.

As obras integram o espólio do coleccionador e bibliófilo taipense Carlos Marques que assim partilha com a comunidade o afecto que dedica aos livros, numa acção que serve para comemorar os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.

Em declarações ao Grupo Santiago, o coleccionador realçou que a produção literária de Camilo permite "descobrir descrições e perceber aspectos sociais e económicos" associados àquela zona do Concelho.

A exposição exibe primeiras edições de diversos livros do universo camiliano, tendo a inauguração decorrido esta quinta-feira. Carlos Marques destaca as obras em que o escritor descreve as Caldas das Taipas, "como o faz em “Memórias do Cárcere”, “A Engeitada”, “Doze Casamentos Felizes”, “A Viúva do Enforcado”, “Maria da Fonte”, “Bom Jesus do Monte” e no “”Óbolo às Creanças”, numa mostra complementada com passagens dos textos, contextualizando a sua ligação à vila.

A exposição poderá ser visitada das 9h00 às 19h00, de segunda-feira a sábado, até ao próximo dia 23, no espaço dedicado à cultura, na empresa de Carlos Marques, situada na Avenida dos Bombeiros Voluntários, nº 202.

Imprimir Email