"Versos Inquietos": o novo livro de poesia de Madalena Pinheiro

images/2024/outubro/madalena_pinheiro.jpeg

"Versos inquietos" é o título do novo livro de poesia da vimaranense Madalena Pinheiro.

A obra foi apresentada publicamente no sábado, dia 7 de dezembro, no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento, numa sessão em que a autora esteve rodeada do carinho e do incentivo de familiares e amigos.

Conhecida pela intensa ligação à Escola Secundária Martins Sarmento, onde durante muitos anos lecionou português e francês e marcou sucessivas gerações de alunos, Madalena Pinheiro apresentou o seu segundo livro de poesia após a estreia com o A Voz Silenciosa, em 2019. 

Profissional competente e dedicada, como observou Fernando Alves Pinto na apresentação, "a autora não deve deixar a descansar nas gavetas das secretárias". "Os seus poemas fazem-nos falta", afirmou, desafiando-a a prosseguir a obra.

Na mesma sessão, o editor José Queiroga apontou que "a poesia de Madalena Pinheiro é caracterizada, ao mesmo tempo, por um lirismo simples e profundo e pela inata capacidade de transformar o quotidiano em poesia". "É uma poesia pura que fala directamente ao coração; com a nossa intrínseca humanidade e com a natureza que a rodeia. São os pássaros ao amanhecer e o vento ao crepúsculo agitando os ramos da avenida. Esta poesia é uma chuva de pétalas que inunda a palavra suspensa na folhagem dos versos inquietos", observou.

Efectivamente, a autora confessa que a escrita surge num exercício espontâneo, baseando-se em histórias e memórias. "As memórias são como pássaros, eles precisam de ramos para pousarem, assim como os versos e os poemas que surgem da reflexão que fazemos da condição humana e daquilo que apreendemos ao olhar o mundo em que estamos inseridos", partilhou.

Licenciada em Filologia Românica pela Universidade do Porto, Madalena Pinheiro leccionou Português e Francês. Foi bolseira na Universidade de Bordéus (França), em 1984, e membro da comissão organizadora das Jornadas da Língua Portuguesa, realizadas em Guimarães.

Autora de trabalhos de dissertação, tais como: O Riso no discurso literário, sobre Fernando Pessoa, Herberto Hélder e Miguel Torga, é co-autora dos livros didáticos para o ensino secundário: Solidarité (11º ano), Le Rêve et la Vie (10º ano) e Bel Horizon (11º ano). 

Para além da sua participação em congressos, colóquios, seminários e outros encontros de carácter, seminários e outros encontros de carácter científico e pedagógico, frequentou vários cursos de verão na Universidade Clássica de Lisboa, entre 1996 e 2000. 

Imprimir Email