Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra abre ao público
Trata-se de uma cerimónia marcada para as 15h00, na Rua das Lameiras, em Creixomil e que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Paulo Lopes Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Direcção d’A Oficina.
O Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra tem como principal objectivo reavivar memórias das pequenas indústrias que formavam a base do tecido industrial do norte de Portugal. Em Guimarães, esses pequenos polos produtivos eram cruciais para a economia local e contribuíram com o seu saber-fazer para a industrialização.
Localizado numa antiga olaria e casa de habitação de família de oleiros, este novo espaço museológico permite explorar o passado das olarias de Guimarães.
O projecto de arquitectura respeitou as estruturas históricas, introduzindo um novo edifício com desenho contemporâneo e flexível, preservando elementos da antiga olaria.
O novo Centro de Artes e Ofícios inclui uma oficina de olaria, onde podemos observar a feitura da Cantarinha dos Namorados de Guimarães e adquirir algumas peças do artesanato local, e um pequeno núcleo museológico dedicado aos ofícios tradicionais de Guimarães. A apropriação do espaço foi planeada para garantir uma atividade pedagógica contínua, perpetuando a arte da olaria, ofício essencial deste lugar.
Marcações: Fornos de Olaria da Cruz de Pedra