CCDR-N aplica 6.500 euros para projectos culturais de Guimarães
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) vai aplicar 6.500 euros em projetos culturais de Guimarães.
Em comunicado, a CCDR-N explica que aprovou em 100% a aplicação do orçamento do programa NORTE PONTUAL para 2024, de 300 mil euros, para projetos e atividades culturais de agentes não profissionais ou profissionais não apoiados pelo Estado.
Desta forma, a Associação Discos de Platão, com o projecto Bairro Coral, vai receber 2.000 euros, a CAISA - Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, com o projecto Mães, Filhas e Netas da Revolução, vai receber 2.000 euros e a Sociedade Musical de Guimarães vai receber 2.500 euros.
De um total de 304 candidaturas, são contemplados apoios diretos, de vocação complementar, a 132 projetos culturais e apoios indiretos a 54 bandas filarmónicas ou de música tradicional (correspondentes, neste caso, ao financiamento do valor de IVA pago na aquisição de equipamentos). Os financiamentos serão executados integralmente até final do corrente ano.
Nos projetos apoiados, destacam-se as áreas disciplinares da música (com 40 candidaturas aprovadas), do livro e leitura (24), das artes visuais (12), do teatro (12), do cinema e multimédia (11) e da cultura popular (10).
“O conjunto dos projetos selecionados neste concurso dá-nos uma imagem muito expressiva da vitalidade e diversidade culturais e criativas surpreendentes do Norte, garantidas por um extenso tecido de entidades independentes, emergentes ou tradicionais, muito pouco apoiadas”, referiu na mesma nota o Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura, Jorge Sobrado.
Marcações: CCDR-N