Grã Ordem Afonsina comemora 896º aniversário da Batalha de São Mamede

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/freguesias/s_torcato/campo_ataca_2.jpg

A Grã Ordem Afonsina promove este fim-de-semana as comemorações do 896º aniversário da Batalha de São Mamede, cumprindo a missão de divulgar a vida e obra do Rei D. Afonso Henriques.

A iniciativa conta com a presença de uma representação de 50 pessoas ligadas à Fundação Rei Afonso Henriques e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes.

Neste sábado, o programa das comemorações começará às 16h00, com uma evocação daquele momento histórico no Campo da Ataca, contando com a presença de uma representação de 50 pessoas ligadas à Fundação Rei Afonso Henriques e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes. Pelas 19h00, está prevista a cerimónia de homenagem a D. Afonso Henriques junto da estátua de Soares dos Reis, na Colina Sagrada.

Pelas 21h30, o coro "Capella Ocellum Durii" vai actuar num concerto na igreja da Misericórdia, seguindo-se às 23h00 a actuação da Tuna Afonsina no Largo da Misericórdia junto à escultura de D. Afonso Henriques.

Amanhã, às 9h30, a comitiva de Zamora e municípios limítrofes será recebida na Câmara Municipal, merecendo destaque a realização de uma missa solene na Basílica de São Torcato em acção de graças pela independência de Portugal, presidida pelo Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, com acompanhamento musical pelo coro Capella Ocellum Durii e transmissão na TVI.
No encerramento das comemorações, pelas 14h30, realiza-se uma sessão solene no salão nobre da Câmara Municipal de Guimarães com a participação do Ayuntamiento de Zamora, Fundação Rei Afonso Henriques e Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Imprimir Email