Todos os caminhos vão dar a S. Torcato e à Romaria Grande

A Vila de S. Torcato volta a receber, de 5 a 7 de Julho, a Romaria Grande, convergindo tradição com contemporaneidade. 

Cumprindo um legado com mais 750 anos e uma tradição com mais de 170, a Romaria Grande de S. Torcato congrega um programa para todos os públicos, segundo a organização. 

O programa da tradicional romaria começa com as novenas, de segunda a sexta-feira, com oração do terço e missa, a partir das 20h30.

No dia 5, às 20h30, actua o grupo de bombos do Mestre Zé, seguindo-se a actuação do Grupo Folclórico de S. Torcato. A noite fica completa com o espectáculo do Grupo Musiminho.

No sábado, dia 6, pelas 12h00, há salva de morteiros e repique festivo. Às 15h00, há actuação dos bombos do Mestre Zé e animação de rua no Terreiro com concertinas e concertininhas do CRCA e o Grupo de Cantares Torcanta da ADCL.

Pelas 21h00, há toque dos sinos Patriarcal, seguindo-se a actuação do grupo Santamaria. A animação segue com dj Set.

Finalmente, no domingo, pelas 8h00, 9h00 e 11h00, há missas, sendo esta última presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga. Pelas 10h00 actua a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e pelas 16h30, há exibição do Grupo Folclórico da Corredoura. Pelas 17h00, há desfile da fanfarra do Corpo Nacional de Escutas de S. Torcato , seguindo-se a solene procissão, presidida pelo Arcipreste de Guimarães.

Na recta final da romaria, pelas 21h00, actua Ezequiel Sousa.

O certame "é muito mais que uma festa", referiu na apresentação do programa Paulo Novais, Juiz da Irmandade de S. Torcato, com "milhares de peregrinos" a adorar o Santo da Vila. 

Na sua intervenção, o Padre Valentim Gonçalves lembrou o "núcleo inspirador da memória de S. Torcato". Já o Presidente da Junta de Freguesia, Alberto Martins, falou apaixonadamente da "festa de infância" e da "festa das suas memórias", que contempla um cartaz que sustenta o que S. Torcato "tem de melhor". "Uma marca identitária da terra. Uma das festas mais integradoras do Concelho, com sete instituições integradas. Isso mostra a vitalidade da Vila", disse.  

O Vereador da Cultura do Município de Guimarães frisou que a Romaria Grande de S. Torcato é uma das festas "mais importantes do Concelho" e para o "território nacional", bem como "uma das mais antigas". "É uma peça do património muito viva", afirmou Paulo Lopes Silva, elogiando a preservação deste património imaterial.

Marcações: Romaria Grande de São Torcato

Imprimir Email